MERCADO

Catarinenses prospectam negócios no Panamá

Atualizado em 21 fevereiro, 2018

Delegação formada por 22 gestores catarinenses embarca neste domingo (25) para um dos países mais próspero da América Central. Realizada pela Fecomércio SC, a Missão Panamá contará com tour de negócios na Zona Livre de Cólon e participação na 35ª Expocomer, considera uma vitrine para quem quer importar ou exportar a preços competitivos.

Mix de produtos diversificados, economia dolarizada e a facilidade de escoamento de mercadorias fazem do Panamá um dos destinos mais cobiçados pelos empresários dos setores atacadista, varejista, têxtil, construção, tecnologia e serviço.

Além dos incentivos fiscais oferecidos no país, que tornam o processo de importação mais vantajoso, é possível comprar mercadorias em quantidades pequenas, atendendo especialmente as necessidades das PMEs, que representam cerca de 98,2% das empresas do setor terciário em SC.

“O pequeno e médio empresário tem a possibilidade de comprar diversos produtos em pouca quantidade e fechar um contêiner com mais de 500 itens diferentes, por exemplo. Ainda tem a questão logística- o país é um hub de distribuição- e a localização estratégica entre a América do Norte e da do Sul, com acesso ao Atlântico e Pacífico”, aponta o diretor executivo da Federação, José Agenor de Aragão Junior.

Um dos diferenciais da missão da Fecomércio SC é o acompanhamento de um profissional de comércio exterior. O país tem sido uma excelente opção para empresas que querem expandir seus negócios e internacionalizar.

“O Panamá tem ótimas oportunidades de investimentos e uma excelente estrutura voltada para empresários estrangeiros, pois o governo estimula e cria um ambiente produtivo para o desenvolvimento desses negócios. Também não podemos esquecer que o Panamá é membro da Área de Livre Comércio das Américas (ALCA), o que o torna um país ideal para entrar no mercado americano, além ter diversos acordos bilaterais”, afirma a gerente comercial de importação e exportação, Julieta Gutiérrez, que integrará o staff para auxiliar na tomada de decisão.

ROTEIRO

O objetivo da comitiva é prospectar novos negócios, fortalecer network e acompanhar as tendências de mercado.  Após City Tour na segunda (26), com visita ao Canal do Panamá, o grupo segue na terça (27) para a Zona Livre de Cólon, cerca de 80 km da Cidade do Panamá, reconhecida como a maior zona franca das Américas e a segunda do mundo depois da China. No local, a delegação vai sondar novos fornecedores – são mais de três mil atacadistas – e conhecer o ambiente de negócios do maior entreposto comercial livre de impostos.

Nos dias 28 e 01, o roteiro será na maior feira multissetorial da América Central, a Expocomer, que reúne 650 expositores de 37 países nesta edição. Em uma área de 14 mil m² disponibiliza uma grande variedade de produtos dos setores industriais, comerciais e de serviços da América, Ásia, Europa e Caribe.

Saiba como foram as edições anteriores