Comissão de Indústria, Comércio e Serviços na Alesc deve fomentar políticas do setor produtivo

17 dezembro, 2017 - Atualizado em 08 junho, 2017

O Projeto de Resolução 0005.6/2017, que cria a Comissão Permanente de Indústria, Comércio e Serviços na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), protocolado na terça-feira (06) pelo deputado Nilso Berlanda (PR), pode ser uma plataforma de fomento às políticas voltadas ao setor produtivo em Santa Catarina. A proposta altera o Regimento Interno da Assembleia Legislativa e acrescenta dispositivos para a criação da Comissão.

O presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, recebeu o parlamentar para apoiar a iniciativa no legislativo catarinense, a exemplo da Câmara Federal e demais assembleias legislativas de estados como Rio de Janeiro, Paraná, Mato Grosso, Rondônia, Roraima e Ceará.

"Acolhemos com imenso prazer a sugestão feita pelo deputado para criação de uma comissão temática na Alesc voltada ao setor produtivo.  A partir da aprovação do projeto de resolução, seguramente teremos uma chance a mais contribuir com os deputados nos projetos que interferem diretamente o setor produtivo”,  afirma Breithaupt.

A federação representa cerca de 400 mil empresas do setor terciário no estado, que emprega 1,4 milhão de pessoas e representa 63,5% do PIB.  Juntos, os três setores- indústria, comércio e serviços- são responsáveis por 93% da atividade econômica catarinense e geram mais de 2,2 milhões de vagas.

“Nosso projeto tem a intenção de criar uma comissão especializada para tratar de questões relacionadas a esses três importantes setores econômicos. A Assembleia Legislativa foi criada em 1834 e desde então a indústria, o comércio e os serviços catarinenses não são devidamente reconhecidos. O objetivo maior é apoiar e tratar das demandas desses setores que são o pilar da economia catarinense e que tanto contribuem para o desenvolvimento do Estado, gerando empregos e renda para nossa gente”, explica o deputado.

A proposta está na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para aprovação e deve seguir para votação em plenário.

Leia também

26 setembro, 2014

Endividamento estável em setembro é sinônimo de retração no comércio

01 setembro, 2014

Representantes setoriais detalham cenário da terceirização no Brasil

13 agosto, 2015

Exemplo de vida de Ernesto Faoro inspira reunião da Fecomércio SC em Caçador

31 outubro, 2012

Escolas técnicas de Comércio na Turquia inspiram Missão Empresarial