Contribuição Sindical 2013 deve ser paga até 31 de janeiro

Atualizado em 11 janeiro, 2013

Termina em 20 dias o prazo para os empregadores quitarem a Contribuição Sindical Patronal referente a 2013. A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio-SC) lembra que, com a aproximação do dia 31 de janeiro, é recomendável agilizar o pagamento do tributo, que é obrigatório e estabelecido na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Para quitar a contribuição, primeiro, o empresário ou seu contador deve emitir uma guia disponível no site da Fecomércio-SC (prefira os navegadores Google Chrome ou Firefox Mozzila). Na sequência, é só imprimir boleto e efetuar o pagamento em qualquer agência bancária ou lotéricas. Para saber quais são os valores devidos, basta consultar a tabela de cálculo vigente em 2013. O valor a ser pago é feito com base no capital social da empresa, conforme tabela publicada pela Confederação Nacional do Comércio (CNC). Caso surja alguma dúvida, basta ligar para o número 0800 703 1013 ou enviar e-mail no endereço cs@fecomércio-sc, que a equipe responsável pelo serviço fará contato.


A importância da contribuição para manter o comércio forte

De acordo com o presidente da Fecomércio-SC, Bruno Breithaupt, os benefícios da contribuição vão desde a representação política e defesa de direitos do empresário, à orientação econômica e jurídica. “O contribuinte tem acesso a documentos, assessoria técnica, acompanhamento de pareceres, estudos e pesquisas desenvolvidas pela entidade além de acessar projetos como o internacionalização de empresas para negócios com o Oriente, que lançaremos em 2013”, declarou o presidente.


No caso de empresas estabelecidas após as datas de pagamento, a Contribuição Sindical poderá ser recolhida em até 30 dias da data do registro ou da licença para o exercício da respectiva atividade. Vale lembrar ainda que as empresas devem recolher o tributo ao sindicato da categoria na sua região.


Por isto, é recomendado que, antes de pagar a contribuição sindical, a empresa confirme à qual sindicato pertence. “Este é um período de muitas dúvidas, as empresas do comércio têm bastante dificuldade em saber o enquadramento. Portanto, observar a atividade exercida pela empresa é o caminho mais indicado”, destaca o gerente da Divisão Jurídica (DJur) da Fecomércio-SC, Rafael Arruda.

Leia também

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior

ECONOMIA 18 abril, 2024

Indicadores internacionais positivos no Turismo de SC em 2024

ECONOMIA 16 abril, 2024

Taxa de endividamento das famílias catarinenses cai em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 16 abril, 2024

Sistema Fecomércio Sesc Senac oficializa compra da Sociedade Canarinho, em Gaspar