Cruzamento de informações facilita a utilização de dados de pesquisa, diz jornalista

Atualizado em 12 setembro, 2013

O 4º Fórum dos Dirigentes de Institutos de Pesquisa Fecomércio foi retomado, na tarde desta quinta-feira, com o painel "A utilização de dados para o desenvolvimento da sociedade brasileira", com a participação do professor Fernando Seabra, do Departamento de Economia da Universidade Federal de Santa Catarina, a jornalista Denise Neumann, editora do Valor Econômico, e o supervisor estadual de Pesquisas Econômicas do IBGE em Santa Catarina, Felipe Wolk Teixeira.

O professor Seabra falou dos indicadores utilizados nas pesquisas feitas pela Fecomércio de Santa Catarina, pegando como exemplo os dados do ICEC – Índice de Confiança do Empresário Catarinense, o PEIC – Perfil de Endividamentoe Inadimplência do Consumidor e a ICF – Intenção de Consumo das Famílias, e afirmou que o melhor índice é aquele que leva em conta os últimos 12 meses.

De acordo com o professor, a desvalorização do real beneficia bastante setores mais industrializados em termos de exportação, como o setor calçadista, moveleiro e cerâmico. Segundo ele, a taxa deve se manter em torno de R$ 2,30, o que será positivo. "A desvalorização do real torna as importações mais caras, e a tendência é de que o comércio e o produto local cresça. Isso vem sendo observado nas últimas pesquisas apresentadas pela Fecomércio e depois confirmadas pelo IBGE. Há boas perspectivas de que o cenário positivo permaneça", afirmou.

O supervisor do IBGE citou os cinco aspectos que devem ser levados em conta na realização de uma pesquisa por parte de uma instituição oficial de estatística: informação pertinente, credibilidade, fácil acesso e interpretação, baixa defasagem e opinião. Felipe Teixeira explicou como acessar os bancos de dados do IBGE (www.ibge.com.br) e afirmou que a qualidade das pesquisas depende da colaboração da sociedade.

Inter-relação é fundamental

Denise Neumann, editora do jornal Valor Econômico, explicou como os veículos especializados em economia usam as informações divulgadas pelas instituições econômicas e institutos de pesquisa e citou dados do crescimento da indústria, comércio, importações e investimento para ilustrar como o cruzamento dessas informações é importante. "Um dado isolado pode dizer uma coisa, mas se eu acrescentar outros, se fizer um cruzamento de informações, eu tenho uma história para contar aos leitores. O que me interessa, por exemplo, é como os dados e informações do comércio conversam com os dos outros setores econômicos. Para nós, é fundamental essa inter-relação das informações", disse.

O presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, que estava em um compromisso em Brasília cedo pela manhã, chegou a tempo de cumprimentar os participantes do 4º Fórum dos Institutos Fecomércio. "Eu acredito muito em pesquisa, e há algum tempo, nós da federação, sob a liderança do diretor executivo Marcos Arzua, temos procurado desenvolver o nosso instituto de pesquisas para podermos transmitir à nossa categoria os dados que interessem aos empresários do comércio de bens, serviços e turismo".
 

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior