INSTITUCIONAL

Embaixador do Brasil no Panamá recebe delegação catarinense

Atualizado em 08 janeiro, 2024

Em solo panamenho desde domingo, a delegação formada por 22 gestores catarinenses visitou o Canal do Panamá e foi recepcionada pelo embaixador Flavio Helmold Macieira no primeiro dia da Missão realizada pela Fecomércio SC, na segunda-feira (26). O grupo fica até esta sexta-feira (2) na América Central para tour de negócios na Zona Livre de Cólon, a maior zona franca das Américas, e participação na 35ª Expocomer, considera uma vitrine para quem quer importar ou exportar a preços competitivos.

O objetivo da comitiva é prospectar novos negócios, fortalecer network e acompanhar as tendências de mercado. “Estamos contentes com a construção, degrau por degrau, de uma maior cooperação entre os países. Aproveitamos para oficializar nosso convite para que a Embaixada visite Santa Catarina e tenha contato com toda a nossa diversidade regional. O Panamá é a China atual e do futuro para novos negócios”, pontuou o vice-presidente da Fecomércio SC, Célio Spagnoli.

A combinação de diferentes fatores- mix de produtos diversificados, economia dolarizada e a facilidade de escoamento de mercadorias- faz do Panamá um dos destinos mais cobiçados pelos empresários dos setores atacadista, varejista, têxtil, construção, tecnologia e serviço.

“Nos anos 1970, o empresário brasileiro viajava para o exterior com o objetivo de mostrar seus produtos e a capacidade brasileira de importar, transformar e comercializar. Porém, isso se perdeu nos últimos anos, o que reforça o valor dessa delegação da Fecomércio SC que está no Panamá para prospectar negócios”, afirma o diplomata.

Além dos incentivos fiscais oferecidos no país, que tornam o processo de importação mais vantajoso, é possível comprar mercadorias em quantidades pequenas, atendendo especialmente as necessidades das PMEs.

Roteiro

Nesta terça-feira (27) o grupo estará na Zona Livre de Cólon para sondar novos fornecedores – são mais de três mil atacadistas – e conhecer o ambiente de negócios do maior entreposto comercial livre de impostos.

A educação também faz parte do roteiro de parte da delegação. Os representantes do Sesc SC vão aproveitar a oportunidade para visitar a Universidade do Panamá e a Escola República Federativa do Brasil.

Nos dias 28 e 01, o roteiro será na maior feira multissetorial da América Central, a Expocomer, que reúne 650 expositores de 37 países nesta edição. Em uma área de 14 mil m² disponibiliza uma grande variedade de produtos dos setores industriais, comerciais e de serviços da América, Ásia, Europa e Caribe.

Leia também

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior

ECONOMIA 18 abril, 2024

Indicadores internacionais positivos no Turismo de SC em 2024

ECONOMIA 16 abril, 2024

Taxa de endividamento das famílias catarinenses cai em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 16 abril, 2024

Sistema Fecomércio Sesc Senac oficializa compra da Sociedade Canarinho, em Gaspar