ECONOMIA

“Engrenagens da economia funcionam com setores produtivos unidos e boa articulação com Governo”, diz Breithaupt sobre MP 220

Atualizado em 08 agosto, 2019

Historicamente contrária ao aumento da carga tributária, a Fecomércio SC fez frente à Medida Provisória 220- que reduzia a alíquota do ICMS em operações dentro do Estado, desonerando a indústria e transferindo a carga ao varejo– desde a edição, em 12 de abril. Se por um lado a Medida recompunha o benefício fiscal concedido ao setor atacadista, que tinha sido perdido com o decreto 1541, por outro, afetava diretamente segmentos do comércio, como o supermercadista e de material de construção, e parte da indústria, a exemplo da têxtil e calçadista, que também recebiam tratamento tributário diferenciado para estimular a competitividade do mercado interno.

Os efeitos negativos da MP começaram a aparecer na cadeia logística já nos primeiros dias: varejistas suspenderam pedidos da indústria e de centros de distribuição por conta do aumento de custos; supermercados passaram a avaliar a possibilidade de comprar de outros estados por não haver diferença de crédito tributário entre o fornecedor catarinense e o de fora; e o setor de construção registrou prejuízo de 12% no período.

Em um cenário de longo prazo as perdas poderiam ser ainda mais conjunturais: a MP tinha potencial de fechar cerca de 700 mil vagas de empregos direta ou indiretamente, enfraquecer o mercado interno, desviar os olhares dos investidores para outros Estados, além de onerar o consumidor com o repasse do aumento da carga tributária para o preço final dos produtos.

Diante da forte reação do mercado, a Fecomércio SC propôs um diálogo com o Governo e reuniu um grupo de trabalho, formado por técnicos tributários e empresários de diferentes segmentos, para avaliar os impactos e planejar uma atuação conjunta.

Para Fecomércio SC, era necessária uma nova proposição legislativa que pudesse favorecer os setores afetados pela MP 220, com a exclusão do segmento têxtil- um dos maiores empregadores no estado e responsável por parte do DNA da economia catarinense.

A posição foi apresentada por uma comitiva de entidades e empresários do comércio varejista, atacadista e da indústria têxtil ao Secretário da Fazenda, Paulo Eli, no dia 20 de abril. Após a negativa do governo, o grupo passou a articular com os parlamentares na Assembleia Legislativa de SC.

No dia 24 de abril, a Medida Provisória recebeu o parecer de inadmissibilidade da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Segundo os parlamentares, a matéria não preenchia os requisitos de urgência e relevância necessários para uma MP.

Já no início de maio, em reunião do setor produtivo, representado pela Fecomércio SC e Fiesc, com o governador Eduardo Pinho Moreira foi acordada a possibilidade de o texto ser alterado para atender aos anseios dos segmentos. Bruno Breithaupt novamente expôs a necessidade de recompor o equilíbrio da cadeia produtiva para melhorar o ambiente de negócios.

“As engrenagens da economia funcionam bem com setores produtivos unidos e uma boa articulação com o governo. A Fecomércio SC e Fiesc sempre trabalharam juntas pelo desenvolvimento de SC, cada uma em defesa dos seus segmentos representados, atuando no Cofem e em inúmeros projetos com interesses comuns. Como representante de setores pujantes no Estado, a Federação sustenta que a questão da política tributária e de incentivos fiscais deve seguir os princípios da transparência, equidade e simplicidade, além de levar em consideração a capacidade contributiva dos cidadãos ou empresas e garantir a competitividade do produto catarinense”, afirma o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.

Articulação para votação da MP

A votação da medida na terça-feira (8) foi precedida por uma agenda de reuniões entre parlamentares, governo e entidadesDurante a manhã, Breithaupt e representantes da Fiesc participaram de reunião com o presidente da Alesc, deputado Aldo Schneider, o líder do governo na Assembleia, deputado Valdir Cobalchini, e o presidente da Comissão de Finanças e Tributação, deputado Marcos Vieira, para costurar uma alternativa de textoque excluísse os setores têxtil e calçadista.

Breithaupt ressalvou que sua concordância se daria com a edição de uma nova MP, com um texto que pudesse favorecer os setores afetados pela MP 220, como permite o regimento interno da Alesc e a Constituição do estado.

Na sequência, o grupo seguiu para uma conversa com os líderes das bancadas, onde Breithaupt sugeriu novamente uma nova proposição legislativa no lugar da emenda, que contemplasse as mudanças propostas pelas duas entidades. A maioria dos parlamentares questionaram se a MP era o instrumento adequado e por que as partes interessadas não foram envolvidas na construção do texto. Diante do impasse sobre o método de votação, Schneider e Cobalchini pediram um tempo para ouvir o Governo e saber se havia outro encaminhamento. Como não houve nova proposta, a matéria foi para a votação.

A quatro dias de completar um mês em vigor, a Medida Provisória foi derrubada em Plenário, com 24 votos contra a admissibilidade  e 12 a favor.  Na semana seguinte,  a Secretaria de Estado da Fazenda passou a receber representantes de alguns segmentos para reavaliar pontualmente os incentivos e editou, no dia 14 de abril, um decreto para o atacado voltar a pagar 12% do ICMS, recompondo um benefício fiscal historicamente concedido ao setor e que tinha sido perdido com um decreto anterior.

 

 

 

Leia também

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior

ECONOMIA 18 abril, 2024

Indicadores internacionais positivos no Turismo de SC em 2024

ECONOMIA 16 abril, 2024

Taxa de endividamento das famílias catarinenses cai em abril, aponta pesquisa