Escolas técnicas de Comércio na Turquia inspiram Missão Empresarial

Atualizado em 31 outubro, 2012

O foco da programação da Missão Empresarial Fecomércio em seu segundo dia de viagem foi a educação voltada ao comércio. Ontem (terça-feira, 30), os 20 integrantes visitaram dois colégios e uma universidade em Istambul, Turquia.

“Fomos surpreendidos com algumas informações como a relação entre escola e família. Como nos foi dito, a partir do ingresso do aluno no Ensino Fundamental, o professor passa a ser um membro da família. E isso efetivamente faz com que a criança cresça sem a necessidade de alguns ensinamentos teóricos que vêm da própria formação familiar”, comenta o vice-presidente da Fecomércio SC, Célio Spagnoli.

A primeira parada foi na Universidade Fatih, formada por 16 mil alunos, sendo 60% deles bolsistas. É referência de ensino na Turquia. Os integrantes da Missão foram recebidos na Reitoria por Sezai Kara, representante do Centro Cultural Brasil-Turquia, de São Paulo, que também guiou os catarinenses nas outras duas visitas técnicas: ao Colégio Fatih e ao Colégio Fetih.

O Colégio Fatih, com 1,5 mil alunos e 150 professores, é considerado um modelo de educação por vários motivos. As turmas têm no máximo 24 alunos e cada professor “adota” 12 deles, passando a conviver com as suas famílias dentro e fora do ambiente escolar. Os docentes também visitam os estudantes periodicamente em suas casas.

Há ainda a possibilidade de ensino integral (hoje são 120 internos) e 20% dos alunos são bolsistas. Segundo o diretor de relações públicas, Fehim Bargan, é muito mais importante preparar os estudantes para serem pessoas de bem e com sólido caráter do que apenas para o sucesso profissional.

A terceira instituição visitada, o Colégio Fetih, tem como objetivo principal “unir ciência e moral”, investindo na humanização do ensino, sem preconceitos ou imposições religiosas, conforme afirma o diretor de Relações Públicas, Yusuf Altuntas. Atualmente, a escola tem 1 mil alunos e 300 professores, e as empresas turcas são fundamentais para o seu desenvolvimento e manutenção. A admissão é feita por um rigoroso exame de notas.

Diretores do Sesc e Senac devem trazer modelo pedagógico turco

O diretor regional do Serviço Social do Comércio (Sesc), Roberto Martins, se impressionou com o modelo de educação em Istambul e deve trazer inovações para o Estado.“Realmente foi um dia muito proveitoso e podemos levar para Santa Catarina o modelo pedagógico”.

Para o conselheiro do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Santa Catarina (Senac SC), Orivaldo Besen, a visita aponta os acertos da entidade no Estado. “Na verdade, o que nós vimos hoje vem ratificar o que o Senac vem fazendo em Santa Catarina”.

O diretor regional do Senac SC, Rudney Raulino, reforça o argumento. “Primeiro, ratifica que o Senac está coerente na adoção de um modelo pedagógico eficiente e inovador, utilizando o desenvolvimento das competências. E, segundo, pelo apoio que o empresariado dá para o desenvolvimento das escolas para que efetivamente esses alunos possam contribuir com a sociedade”.

Programação de quarta-feira

A Missão Empresarial da Fecomércio chega nesta quarta ao pavilhão da Textıle and Accessorıes Fair, feira permanente de confecções em Istambul, Turquia.

O vice-presidente da Fecomércio SC, Célio Spagnoli, afirmou que “é importante que os nossos empresários sintam a força e a eficiência desses ambientes de negócios. Na verdade, toda Istambul respira empreendedorismo e comércio, isso faz parte da vida e da hıstoria deste povo. Temos muito a aprender com eles”, reforça.

Nesta quarta-feira (31) à noite, os ıntegrantes embarcam para Pequim, capital da China, onde fazem escala rumo a Guangzhou. Durante dois dias, também terão muıto a aprender em outra feira, a de Cantão, que é a maıor do mundo, com um milhão de visıtantes por dıa e 59 mil expositores.

Leia também

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior

ECONOMIA 18 abril, 2024

Indicadores internacionais positivos no Turismo de SC em 2024

ECONOMIA 16 abril, 2024

Taxa de endividamento das famílias catarinenses cai em abril, aponta pesquisa