Expertise de Cingapura vai ajudar na formação de professores em SC

Atualizado em 03 maio, 2017

Movimento SC pela Educação está em missão no país asiático até sábado (6)

A formação de professores de ciências e matemática em Santa Catarina poderá contar com a expertise do Instituto Nacional de Educação (NIE, na sigla em inglês) de Cingapura. A delegação do Movimento Santa Catarina pela Educação discutiu as tratativas para o estabelecimento de uma parceria nesta quarta-feira (3) com o diretor da instituição, Lee Sing Kong.

A comitiva é formada pelos presidentes da Fecomércio SC (Bruno Breithaupt) e da Fiesc (Glauco José Côrte), o assessor do Movimento SC pela Educação, Antônio José Carradore, o diretor de articulação e inovação do Instituto Ayrton Senna, Mozart Ramos Neves, o vice-presidente da Fecomércio SC, Célio Spagnoli, além de representantes do Sesc SC, incluindo o diretor regional, Roberto Anastácio Martins, o diretor de programação social, Eduardo Makowiecki Júnior, e o gerente de Educação, Valdemir Klamt.

Fecomércio SC vai a Cingapura conhecer modelo bem-sucedido de ensino

Na reunião com a comitiva, Lee destacou que era preciso formar os professores com habilidades para enfrentar os desafios do século XXI, como criatividade e pensamento crítico. Segundo ele, a clareza dos objetivos, aporte de recursos, foco na gestão dos resultados, com investimentos na formação de professores e na infraestrutura das escolas, foram determinantes para posicionar o país na liderança mundial em educação.

O encontro abriu as portas para a cooperação entre o NIE e o Movimento Santa Catarina pela Educação, com a participação do Instituto Ayrton Senna. Os detalhes operacionais desta parceria devem ser discutidos nos próximos meses. O diretor também convidou o Movimento SC a participar do Futuring Education Leading Change, em julho.

A cooperação para a capacitação de professores catarinenses já tinha sido discutida na terça-feira com o embaixador brasileiro em Cingapura, Flávio Damico, que se mostrou motivado em articular parcerias com esse objetivo.

Embaixada brasileira em Cingapura apoiará formação de docentes de SC
 
“Pai” da reforma educacional

Lee participou ativamente das mudanças na capacitação dos professores em Cingapura, quando o Ministério da Educação resolveu empreender mudanças de maneira que os egressos do sistema de ensino se tornassem relevantes no século 21. Estas transformações colocaram Cingapura na liderança nas três categorias – matemática, ciências e leitura – avaliadas no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA, na sigla em inglês) da Organização de Cooperação para o Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Segundo ele, a educação deixou de ser “passiva” (como ocorria no século 20) para ser, no século 21, um processo “ativo”, em que o estudante é o centro e responsável pelo próprio aprendizado. Neste novo modelo, o professor passa a ser um facilitador e não mais o principal fornecedor de conteúdo.

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior