Feiras itinerantes também foram tema de discussão na Região Sul

Atualizado em 22 março, 2018

O relato das dificuldades que os sindicatos enfrentam com a realização das feiras itinerantes em suas bases territoriais abriu as discussões da 10ª Reunião de Vice-Presidência da Região Sul da Fecomércio SC, nesta segunda-feira, dia 25, no Sesc de Araranguá. O encontro foi comandado pelo vice-presidente da Região Sul, Fernando Willrich, pelo diretor executivo adjunto da federação, José Agenor de Aragão Junior, e pela presidente do Sindilojas de Araraguá, Jadna Farias. No dia 17 de junho, uma reunião da Frente Parlamentar do Varejo, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, também vai debater o tema.

Presidente do Sincaval de Laguna, Natanael Wisintainer falou sobre a feira que aconteceu nas vésperas do Dias das Mães no município, cujas vendas atingiram mais de R$ 4 milhões. "Conseguimos falar com o prefeito na quinta-feira, e a feira chegou a ser cancelada. Mas eles obtiveram uma liminar e abriram na sexta", afirmou Wisintainer, dizendo que, diante disso, as entidades empresariais (Sincaval, CDL e Associação Empresarial de Laguna) propuseram à Câmara de Vereadores a elaboração de um projeto de lei criando uma comissão que vai analisar os pedidos de alvará para realização dessas chamadas "feiras do Brás". "Essa comissão será formada por representantes das entidades, Prefeitura, Secretaria Municipal da Fazenda e Câmara de Vereadores. Acreditamos que, com essa medida, vamos conseguir barrar essas feiras em Laguna", disse.

Jadna Farias disse que a última dessas feiras itinerantes em Araranguá aconteceu há cerca de um ano. Porém, segundo ela, mesmo sem se anunciar como tal, no último feriado havia várias barracas na Praça Hercílio Luz, no Centro da cidade. "A gente se sente meio orfã. Chamamos uma reunião com a Prefeitura, Câmara de Vereadores e entidades empresariais, mas o problema é que não se pode fazer uma lei específica para eles", afirmou Jadna.

O vice-presidente da Região Sul disse que esse tema das "feiras do Brás" é um trabalho que não termina e um assunto recorrente nas reuniões de VP da Fecomércio em Santa Catarina. "Já atuamos na federação pela questão da pirataria, envolvendo a delegacia especializada sobre o assunto. Temos que encontrar um caminho comum para tratar dessas feiras", disse Fernando Willrich.

Segundo o assessor de Relações Institucionais da Fecomércio SC, Elder Arceno, após a última reunião de VP da Região Norte e Planalto Norte, semana passada, em São Bento do Sul, o deputado Darci de Matos, presidente da Frente Parlamentar de Varejo na Assembleia Legislativa, discutiu no âmbito parlamentar a necessidade de criação de uma lei estadual que impeça a realização dessas feiras que prejudicam o comércio formal. Foi agendada para o dia 17 de junho uma reunião da Frente Parlamentar do Varejo para discutir o tema.