Gasto médio do consumidor catarinense no Dia dos Pais cai 8,4% em 2015

Atualizado em 28 dezembro, 2017

Como previa a pesquisa de Intenção de Compras, realizada em julho pela Fecomércio SC, as vendas do comércio catarinense no Dia dos Pais, em 2015, tiveram uma redução de 8,4% no gasto médio do consumidor e uma queda de 9,9% no faturamento das empresas, em relação ao ano anterior.

De acordo com a pesquisa de Resultado de Vendas, realizada nos dias 11 e 12 de agosto, com 407 empresas nas cidades de Lages, Chapecó, Blumenau, Itajaí, Joinville, Criciúma e Florianópolis, o gasto médio por pessoa foi de R$ 157,84, inferior aos R$ 172,29 apurados na mesma pesquisa de 2014.

Leia a Pesquisa de Resultado de Vendas

Entre as cidades, o maior gasto médio foi o de Itajaí, com R$ 206,82, e o menor foi o de Criciúma, com R$ 111,88. O ramo de vestuário e calçados foi o segmento mais entrevistado no Estado, com 46,4%. Depois aparecem as lojas de artigos automotivos (18,9%), seguidas pelas livrarias (6,9%).

Para a Fecomércio SC, a variação negativa do faturamento, em relação à mesma data de 2014, é ainda menor quando comparada com a inflação do período, de 9,5%, e reflete o atual momento de retração das economias catarinense e nacional. O aumento da restrição ao crédito e a desaceleração da renda estão fazendo com que as famílias não consumam como antigamente.

Na comparação com os meses comuns, o crescimento do faturamento foi de 3,9%, mostrando que, mesmo com queda anual, o Dia dos Pais continua sendo uma data muito importante para as vendas e para as empresas do comércio catarinense.

O pagamento à vista foi a modalidade preferida pelos consumidores, com 61,1% das compras sendo realizadas dessa maneira, seja em dinheiro (16,7%), cartão de débito (12%) e cartão de crédito à vista (32,4%). Já na forma de pagamento a prazo, o cartão de crédito foi responsável por 27,8% das vendas, seguido pelo parcelamento no crediário (6,6%). Também chama atenção o alto percentual de compras no cartão de crédito, seja em uma única parcela ou em várias, responsável por 46,5% das vendas.

Leia a Pesquisa de Resultado de Vendas