Maioria dos consumidores de Itajaí pagará à vista por presentes do dia dos namorados

Atualizado em 28 dezembro, 2017

O pagamento à vista deve ser a forma escolhida pela maioria (69,1%) dos consumidores em Itajaí no dia dos namorados, conforme pesquisa de intenção de compras realizada pela Fecomércio SC e Federação das CDLs de SC (FCDL/SC). A cidade terá gasto médio de R$177,07 com presentes e serviços, acima da média estadual de R$ 172,87. A situação financeira das famílias reflete a recessão da economia brasileira: 41,9% declararam estar pior do que em 2015, 36,2% em condição melhor e 21,9% em situação igual.

Confira a Pesquisa de Intenção do Compras na íntegra

De acordo com Bruno Breithaupt, presidente da Fecomércio SC, os lojistas precisam desenvolver estratégias para garantir o faturamento este ano, visto que o consumidor está bastante retraído. “Esta é uma das principais datas do calendário varejista brasileiro e cabe a nós, empresários, flexibilizar as condições de pagamento e colocar em prática ações para chamar a atenção do consumidor, aproveitando também a chegada do inverno”.

Para Ivan Tauffer, presidente da FCDL/SC, a data ganha mais importância para o consumidor a cada ano e, desta vez, o recuo na expectativa de compras é menor do que o esperado pelos lojistas. “A troca de comando no governo federal e por consequência nos rumos da economia influencia no otimismo do catarinense para voltar às lojas”, pondera o dirigente.

Joinville deve ter o menor gasto de SC com presentes no dia dos namorados
Preços serão determinantes no dia dos namorados em Lages
Maioria dos consumidores de Itajaí pagará à vista no dia dos namorados
Consumidores da Capital preferem roupas para presentear no dia dos namorados
Criciúma deve liderar tíquete médio de SC no dia dos namorados
Comércio de rua é principal opção para dia dos namorados em Chapecó
Situação financeira pode impactar nas vendas em Blumenau

Perfil do consumidor

Carro-chefe das vendas na data, o segmento de vestuário (56,8%) será o mais movimentado, seguido por calçados/bolsas (14%) e perfumes/cosméticos (13,3%). O setor de serviços também sentirá os impactos: 46,5% dos entrevistados pretendem sair para almoçar ou jantar com o (a) companheiro (a).

Para garantir a lembrança sem estourar o orçamento, 68,4% pretendem fazer pesquisa de preço antes de sair às compras.

Em Itajaí, boa parte dos presentes do dia dos namorados deve ser comprada no comércio de rua, destino escolhido por 67,8% dos consumidores, onde preço (32%), atendimento (27%) e promoções (19%) serão os principais atrativos. A pesquisa foi realizada com consumidores em Lages, Chapecó, Blumenau, Joinville, Criciúma, Itajaí e Florianópolis.