ECONOMIA

Menos de 25% dos consumidores pretendem levar crianças na compra dos presentes em SC

Atualizado em 01 outubro, 2018

A procura por presentes para o Dia das Crianças deve aquecer o comércio na primeira quinzena de outubro em Santa Catarina. A maioria dos consumidores (76,8%) pretende fazer pesquisa de preços para garantir o melhor custo/benefício e 74,6% afirmaram que não vão levar as crianças nas compras, conforme aponta a Pesquisa de Intenção de Compras para data, realizada pela Fecomércio SC em sete cidades do Estado. Em Itajaí (28,3%) e Lages (27,5%) a parcela que deve levar é acima da média estadual (22,8%).

Leia a pesquisa na íntegra

O consumidor deve despender R$ 189,28 com produtos, gasto 4,6% maior do que em 2017 (R$ 180,92), mas estável se levar em conta a variação da inflação no período (4,1%). Entre as sete cidades pesquisadas, o gasto mais alto deve ser em Blumenau (R$242,91) e o mais baixo em Chapecó (R$150,44).

O cenário econômico interfere na percepção das famílias: 38,1% apontaram que a situação financeira permanece igual ao ano passado, 33,4% declararam estar melhor e 28,4% pior. Segundo o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, a expectativa é positiva para a última data antes do Natal, mas alerta os empresários que os consumidores estão mais rigorosos com o orçamento.

“O nível de consumo ainda está reagindo em SC, mas o mercado de trabalho começou a se recuperar lentamente, o que impacta na renda das famílias. O panorama de incertezas com o quadro eleitoral também influencia nos gastos, por que o comércio é um termômetro do humor dos consumidores”, explica.

Comportamento de consumo

Os brinquedos (51,1%) lideram a lista de presentes, bem à frente do segmento de roupas (31,2%) e calçados (5,4%). O principal destino das compras, assim como nas outras datas comemorativas, deve ser o comércio de rua (78,8%). Os shoppings também são opção para 12,5% dos catarinenses- o índice é mais expressivo em Itajaí (19,3%) e Blumenau (16,5%).

Na hora de escolher o presente, o catarinense leva em consideração preço (37%), atendimento (24%) e promoção (22%). O comportamento de consumo varia entre as cidades: em Joinville o preço (92%) será determinante, já em Chapecó as promoções (41%) devem ser o maior atrativo, enquanto em Itajaí é o atendimento (38%) que garante a compra.

Quase 80% pretende garantir o presente à vista, com destaque para o pagamento em dinheiro (64,9%). O parcelamento no cartão de crédito em Florianópolis (23,6%), Lages (23,6%), Itajaí (23,7%) deve ser maior do que a média estadual (15%).

A pesquisa de Intenção de Compras para o Dia das Crianças foi realizada com 2.112 pessoas, entre os dias 10 e 17 de setembro, nas cidades de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages e Itajaí. O índice de significância é de 95,5%, com margem de erro de 5,65 pontos percentuais.

Leia também

INSTITUCIONAL 16 abril, 2024

Sistema Fecomércio Sesc Senac oficializa compra da Sociedade Canarinho, em Gaspar

ECONOMIA 13 abril, 2024

Vendas no varejo restrito cresceu 1,7% em fevereiro

ECONOMIA 11 abril, 2024

Consumidor avalia positivamente o comércio durante a Páscoa deste ano, revela relatório

ECONOMIA 11 abril, 2024

Preços sobem 0,16% em março, de acordo com último relatório do IPCA