Política Nacional de Resíduos Sólidos é discutida em encontro da Confederação do Comércio e Federações

Atualizado em 24 março, 2014

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) foi tema da 9ª reunião do Grupo Técnico de Trabalho – Meio Ambienta (GTT-MA) da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), debatido na semana passada, em Salvador (BA). A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio SC) participou do encontro que reuniu mais de 200 pessoas entre empresários, especialistas e representantes de associações e poder público.

O evento colocou em pauta as ações que precisam ser implementadas para que a PNRS possa ser cumprida. O retorno de produtos, embalagens e materiais descartáveis, além da reciclagem, fizeram parte dos assuntos tratados na reunião.

A Fecomércio SC acompanha os debates dos grupos de trabalho criados pelo Ministério do Meio Ambiente para formatar os acordos na negociação dos setores produtivos, e implementar a logística reversa. Os acordos setoriais envolvem cinco segmentos: eletroeletrônicos, lâmpadas fluorescentes, embalagens em geral, medicamentos e embalagens de óleo lubrificante.

A Federação atua neste tema junto à CNC, pois a Lei que instituiu o PNRS tem uma implicação direta na atividade produtiva do comércio de bens, serviços e turismo do Estado. Os acordos estão presentes na base de representação da entidade. É fundamental que o sistema de logística seja implementado de forma equilibrada, sem que o setor seja onerado demasiadamente.

Em Santa Catarina, segundo a Diretoria de Saneamento e Meio Ambiente da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Sustentável, a implantação da Política de Resíduos Sólidos será regionalizada, a partir das associações de municípios.

Para a Fecomércio SC é fundamental a participação do setor produtivo, desde a conscientização à implantação do modelo catarinense, já que toda a sociedade será afetada pela nova lógica de descarte dos resíduos sólidos. Além do plano estadual, várias iniciativas legislativas no plano federal e municipal vêm sendo propostas para a regulação dos resíduos.

A entidade atua junto à Assembleia Legislativa apresentando aos parlamentares as características dos setores e alertando para a insegurança jurídica do setor produtivo para cada sistemática de descarte de resíduos aprovada sem que esteja articulada ao Plano do Estado.

Foto: César Vilas Boas

Leia também

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior

ECONOMIA 18 abril, 2024

Indicadores internacionais positivos no Turismo de SC em 2024

ECONOMIA 16 abril, 2024

Taxa de endividamento das famílias catarinenses cai em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 16 abril, 2024

Sistema Fecomércio Sesc Senac oficializa compra da Sociedade Canarinho, em Gaspar