Queda no consumo puxa PIB para baixo no segundo trimestre de 2016

Atualizado em 31 agosto, 2016

O resultado do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre de 2016 (-0,6%) é a sexta variação negativa consecutiva, mas a retração é menor em relação ao ano passado. No entanto, a recuperação do crescimento econômico ainda não pode ser visualizada.  Na comparação com igual período de 2015, a variação também foi negativa (-3,8%). No acumulado dos últimos quatro trimestres, o PIB registrou queda de 4,9%. Em valores correntes, o PIB no segundo trimestre de 2016 alcançou R$ 1,5 trilhão.

O comércio também recuou menos que os resultados de 2015. Contudo, a queda de -0,8% ainda é intensa, fruto da perda de 68 mil estabelecimentos do comércio no País no primeiro semestre do ano. “Fatores como aumento do desemprego, queda da renda e juros em elevação contribuíram para a queda no consumo, principal indicador que puxou o PIB para baixo no segundo trimestre deste ano”, explica o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt. 

Até meados de 2013, o consumo das famílias vinha apresentando bons resultado e isso estimulava o crescimento econômico. No entanto, a reversão desse indicador- que representa 63% do PIB- para uma tendência de queda em 2014 passou a influenciar negativamente o resultado da economia e as vendas do comércio.  O volume de vendas teve variação negativa (-7,9%) no acumulado de 12 meses em Santa Catarina. 

Destaque para a recuperação do investimento, que apresentou variação positiva (0,4%) na comparação com o trimestre imediatamente anterior, após dez trimestres consecutivos de resultados negativos.      

“Para este ano espera-se um retração da economia na ordem de -3,5%, menos do que se previa no início do ano. Contudo, o resultado ainda pode ser menos negativo caso a instabilidade política, que prejudica os investimentos, e medidas para racionalizar os gastos públicos, como a que limita o crescimento do gasto à inflação,  sejam efetivadas”, finaliza Breithaupt.

Leia também

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior

ECONOMIA 18 abril, 2024

Indicadores internacionais positivos no Turismo de SC em 2024

ECONOMIA 16 abril, 2024

Taxa de endividamento das famílias catarinenses cai em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 16 abril, 2024

Sistema Fecomércio Sesc Senac oficializa compra da Sociedade Canarinho, em Gaspar