Reajustes salariais acima da inflação

Atualizado em 14 dezembro, 2010

O período de julho a dezembro de 2010 foi considerado o melhor do ano. Quase 80 mil operários da Federação de Trabalhadores nas Indústrias de Alimentos do Paraná tiveram seus salários reajustados em dois dígitos, o que representou, para a maioria, um aumento de quase 5%.
Esse aumento é comemorado pelos por sindicalistas paraenses, por comerciários de São Paulo e Florianópolis, por trabalhadores na indústria têxtil de Caxias do Sul e Blumenau, por químicos de São Paulo, bem como por garçons, gerentes de restaurantes e de hotéis cariocas.
Se no primeiro semestre do ano o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) levantou o equivalente e 87% das categorias que obtiveram reajustes salariais acima da inflação, o segundo semestre foi no mínimo igual de acordo com o coordenador de relações sindicais do Dieese, José Silvestre.
Esses reajustes salariais resultam de dois fatores: o bom momento econômico, cujo PIB pode registrar avanço superior a 7,5%, pela primeira vez em 24 anos, e a forte geração de empregos, que alcança um saldo de 2,4 milhões de vagas formais criadas entre os meses de janeiro e outubro.