Receita de serviços em Santa Catarina cresce 9,3%

Atualizado em 17 junho, 2014

A receita catarinense de serviços cresceu 9,3% em abril na comparação com o mesmo mês do ano anterior. No acumulado de 12 meses a receita ficou em 11,5%. Os dados são da pesquisa divulgada nesta terça-feira, dia 17, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Nos serviços prestados à família o crescimento catarinense acumulado de 12 meses foi de 10,4%; serviços de informação e comunicação, 12,1%; serviços profissionais, administrativos e complementares, 7,5%; Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio houve aumento de 12,4%; e outros serviços 12,1%.

Para a Fecomércio, em Santa Catarina, os serviços continuam em expansão forte, conjugando cenário estável da indústria e crescimento ainda considerável da renda das famílias e da inflação, que acarretam em maior receita para os serviços. Além do fato do setor indutrial continuar crescendo, o que mantém os serviços prestados às indústrias em patamar elevado.

No Brasil

Em abril, o setor de serviços registrou crescimento nominal de 6,2% na comparação com igual mês do ano anterior, a menor taxa desde março de 2013 (6,1%) e inferior às de março (6,8%) e fevereiro (10,1%). No ano, a receita dos serviços acumula alta de 8,0%, a menor desde março de 2013 (7,6%). Em 12 meses, o crescimento foi de 8,3%.

Contribuíram de forma mais expressiva para que o crescimento do setor de serviços em abril se situasse em um patamar inferior aos dos meses anteriores, o resultado de 3,7% observado nos serviços de informação e comunicação (inferior aos 4,4% de março e 6,7% de fevereiro), conjugado com a taxa de 5,2% dos serviços profissionais administrativos e complementares (inferior aos 8,8% de março e 9,3% de fevereiro). O segmento de transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio registrou o mesmo crescimento observado em março (8,0%). Esses três segmentos representam os maiores pesos na estrutura do setor de serviços.

Os serviços prestados às famílias variaram 10,4% em abril sobre igual mês do ano anterior, mesmo patamar da taxa observada em março (10,0%) e inferior à de fevereiro (13,3%). Os serviços de informação e comunicação cresceram 3,7%, inferior às taxas de 4,4% em março e de 6,7% em fevereiro. O crescimento dos serviços profissionais, administrativos e complementares ficou em 5,2% em abril, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, contra 8,8% em março e 9,3% em fevereiro. O segmento detransportes, serviços auxiliares dos transportes e correio registrou um crescimento nominal de 8,0% em abril, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, mesma variação registrada em março e inferior à registrada em fevereiro (14,7%).

No entendimento da Fecomércio SC, o setor de serviços no Brasil sofre os impactos da desaceleração industrial – que já caiu 1,4% no acumulado do ano em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados do IBGE. Desta maneira, os serviços prestados às indústrias puxam o setor como um todo para baixo. Além disso, o menor saldo das exportações diminuiu a atividade aquaviária, também auxiliando no cenário. Por outro lado, os outros serviços, principalmente os prestados diretamente às famílias, assim como em Santa Catarina, ainda apresentam bons números.
 

Leia também

ECONOMIA 28 março, 2024

Setor de serviços catarinense inicia o ano com resultados positivos

ECONOMIA 25 março, 2024

Vendas no varejo catarinense caem 1,0% em janeiro

INSTITUCIONAL 25 março, 2024

Sindilojas promove primeira sessão de negócios do ano em parceria com entidades locais

INSTITUCIONAL 20 março, 2024

Fecomércio SC e Inovativos lançam e-book para impulsionar negócios com inteligência artificial generativa