ECONOMIA

Receita de serviços em SC cresce 5,1% no mês de novembro

Atualizado em 12 janeiro, 2018

Os serviços em Santa Catarina reverteram o ciclo de queda, porém continuam sendo prejudicados pela baixa atividade industrial e recuo na demanda do governo.  Em novembro, a receita nominal do setor cresceu 5,1% na comparação com o mesmo mês do ano anterior, conforme a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo IBGE. A alta no país foi um pouco mais tímida (4,3%).

No acumulado de 12 meses, a variação da receita ficou em -0,3% no estado e em 1,9% no Brasil. Quanto ao volume de serviços, Santa Catarina registrou queda de 1,1% e o Brasil de 0,7% na comparação com novembro de 2016. De dezembro de 2016 a novembro de 2017, a variação é de queda de 6,7% em Santa Catarina e de 3,4% no Brasil.

Para o economista da Fecomércio SC, Luciano Córdova, a redução na inflação e a recuperação, ainda que lenta, da renda das famílias pesaram na melhora dos indicadores. “Seguindo a tendência geral da economia, os serviços apresentarão melhores desempenhos em 2018. Não será uma forte recuperação, pois o cenário ainda é de bastante cautela por parte da indústria e de crise fiscal nas esferas governamentais, dois dos principais demandantes dos serviços. Além disso, os serviços foram pouco beneficiados por estímulos governamentais e dependem da expansão da massa salarial, cujos resultados ainda não superaram o que se via em 2014” avalia.  Segundo ele, a recuperação do setor também é resultado de algumas mudanças de hábitos durante o período mais intenso da crise. Trocou-se, por exemplo, a ida ao restaurante pela comida feita em casa, beneficiando o comércio, mas prejudicando os serviços.

A variação da receita nominal nas atividades turísticas avançou 12,2% em Santa Catarina e 4,5% no Brasil. No resultado acumulado em 12 meses, cresceu 13,6%, acima da média nacional de 3,7%. No volume das atividades turísticas, em 12 meses, o Estado teve alta de 4,8%, enquanto o Brasil retraiu 5,9%.  Na comparação com o mesmo período do ano passado, o desempenho se repete: 4,8% em SC, diante de -6,6% no cenário nacional. Portanto, o agregado especial do turismo é forte impulsionador da recuperação dos serviços em Santa Catarina.

O principal ponto negativo no mês foi a queda de 7,8% no volume do segmento de informação e comunicação, na comparação com o mesmo mês do ano passado. Os serviços profissionais, administrativos e complementares também registraram queda (5,9%). Os demais segmentos apresentaram crescimento no volume, com destaque para os serviços prestados às famílias, que cresceu 17,8%, resultado principalmente do arrefecimento da inflação e a leve recuperação do emprego, com saldo positivo de vagas; e os transportes, com crescimento de 2,4%.

Leia também

ECONOMIA 28 março, 2024

Setor de serviços catarinense inicia o ano com resultados positivos

ECONOMIA 25 março, 2024

Vendas no varejo catarinense caem 1,0% em janeiro

INSTITUCIONAL 25 março, 2024

Sindilojas promove primeira sessão de negócios do ano em parceria com entidades locais

INSTITUCIONAL 20 março, 2024

Fecomércio SC e Inovativos lançam e-book para impulsionar negócios com inteligência artificial generativa