ECONOMIA

“Reforma tributária é indispensável para retomada do crescimento”, diz Breithaupt após aprovação na Câmara

Atualizado em 27 maio, 2019

A comissão especial da Câmara dos Deputados, que analisa a Reforma Tributária, aprovou na terça-feira (11) o relatório do deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR). Hauly apresentou uma complementação de voto, que promoveu ajustes no texto apresentado em novembro, mas sem alterar a ideia geral de simplificar o sistema tributário brasileiro.

A proposta aprovada extingue oito tributos federais (IPI, IOF, CSLL, PIS, Pasep, Cofins, Salário-Educação e Cide-Combustíveis), o ICMS (estadual) e o ISS (municipal). No lugar deles serão criados um imposto sobre o valor agregado de competência estadual, chamado de Imposto sobre Operações com Bens e Serviços (IBS), e um imposto sobre bens e serviços específicos (Imposto Seletivo), de competência federal.

Para a Fecomércio SC, a busca pela simplificação dos tributos brasileiros é positiva, porém a morosidade do processo é um dos problemas que deve ser contornado. A PEC é de 2004 e só encerrou os trabalhos da comissão em 2018. “É necessário também discutir uma Reforma do Pacto Federativo, a fim de se redistribuir os recursos de maneira mais condizente com as responsabilidades de cada entidade federada. Desse modo, a tramitação da Reforma Tributária ganhará velocidade”, pontua o presidente da Federação, Bruno Breithaupt.

De olho na carga tributária

O parecer prevê um período de transição para o novo sistema, que vai durar 15 anos, dividido em três etapas. Pela proposta, haverá uma fase de convivência do sistema antigo com o novo, em que o primeiro vai desaparecendo para dar lugar ao segundo, e as alíquotas seriam estabelecidas por Lei Complementar Federal. Nesse último ponto, é importante o trabalho das entidades, entre elas a Fecomércio SC, para garantir que não haverá aumento de carga tributária.

“O projeto aprovado na comissão cria impostos específicos sobre energia, combustíveis, telecomunicações, cigarros e bebidas. É importante garantir, durante a tramitação no Plenário, que não haja aumento da carga tributária para esses setores, muitos deles insumos básicos para a produção, que podem encarecer toda a cadeia produtiva e desvirtuar a proposta de Reforma Tributária”, completa o empresário.

Segundo a entidade, a reforma é indispensável para a retomada do crescimento econômico, visto que a maneira como se arrecada impostos no Brasil é extremamente burocrática e onerosa, além de induzir a perda de competitividade de quem produz. “Tem que ser questão prioritária do próximo governo. A simplificação é urgente. Atualmente, por exemplo, são 27 legislações diferentes do ICMS”, afirma Breithaupt. O relatório Doing Business do Banco Mundial, de 2018, mostra que, entre 190 países no mundo, o Brasil aparece na 184ª posição no critério “pagamento de impostos”, e em primeiro lugar onde as empresas gastam mais tempo para calcular e pagar impostos: 1.958 horas por ano em média.

Leia também

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior

ECONOMIA 18 abril, 2024

Indicadores internacionais positivos no Turismo de SC em 2024

ECONOMIA 16 abril, 2024

Taxa de endividamento das famílias catarinenses cai em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 16 abril, 2024

Sistema Fecomércio Sesc Senac oficializa compra da Sociedade Canarinho, em Gaspar