MERCADO

Sindepark e Fecomércio SC derrubam na Justiça leis desfavoráveis ao setor

Atualizado em 21 maio, 2019

Na última semana, o Tribunal de Justiça julgou duas ações de inconstitucionalidade referentes a leis que prejudicavam a atividade das empresas do setor de parking no Estado.

Foi ajuizada ação contra o município de Itajaí para declarar inconstitucional a lei municipal 5.451/2009, que regula o fracionamento de preços em estacionamentos privados. O Tribunal de Justiça declarou a inconstitucionalidade e a lei deixou de surtir qualquer efeito sobre a atividade, desobrigando as empresas de seu cumprimento.

O sindicato e a federação também entraram com uma ação direta de inconstitucionalidade contra o artigo 148 da lei estadual 17.292/2017, que determina que os estacionamentos, públicos e privados, e os fornecedores de serviços de manobra e guarda de veículos devem conceder aos veículos utilizados por pessoas com deficiência período mínimo de gratuidade de 90 minutos. O artigo foi considerado inconstitucional e o trecho referente aos estacionamentos privados foi excluído da lei, em decisão publicada na sexta-feira (17).

Atuação conjunta

Com a atuação integrada do Sindicato das Empresas de Garagem e Estacionamento de Santa Catarina (Sindepark) e Fecomércio SC, o resultado foi favorável para as entidades nos dois casos.

“O trabalho conjunto do sindicato e Fecomércio SC trouxe excelentes vitórias, defendendo a propriedade privada e livre iniciativa. As ações empreendidas mostram o quanto podemos fazer pelos nossos associados”, afirma André Luiz Ostermann, presidente do Sindepark.

A interferência do poder público estadual ou municipal na atividade privada, além de inconstitucional, também é considerada prejudicial para o exercício das atividades, aumentando os custos e criando demandas muitas vezes impossíveis de serem aplicadas pelas empresas no seu dia a dia, completa Bruno Breithaupt, presidente da Fecomércio SC.

Leia também

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior

ECONOMIA 18 abril, 2024

Indicadores internacionais positivos no Turismo de SC em 2024

ECONOMIA 16 abril, 2024

Taxa de endividamento das famílias catarinenses cai em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 16 abril, 2024

Sistema Fecomércio Sesc Senac oficializa compra da Sociedade Canarinho, em Gaspar