Turista aprovou SC nesta temporada de verão

Atualizado em 02 março, 2012

Os resultados da Pesquisa Fecomércio de Verão foram divulgados nesta sexta-feira (2) durante reunião da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio.

Para compor o estudo foram entrevistados cerca de dois mil turistas e quase 900 empresários nas cidades de Balneário Camboriú, Florianópolis e Imbituba, durante o período de maior concentração turística na região: janeiro e fevereiro. A alta temporada revelou que tem definidos tanto o perfil de seus visitantes, quanto o impacto econômico gerado em diversos setores.

Perfil do Turista

De acordo com a Pesquisa Fecomércio, a maioria dos turistas permaneceu nos locais por um tempo médio significativo. Florianópolis registrou 9,59 dias, Balneário Camboriú teve desempenho de 13,29 dias, e Imbituba alcançou os 5,85 dias. Apesar disso, a maior parte dos entrevistados declarou que não pretendia conhecer a região visitando outros municípios.

O perfil do visitante varia de acordo com a cidade. A maioria viaja com a família e vem em busca das diversas praias do litoral catarinense. Outra unanimidade é a renda familiar. Em todos os locais de pesquisa a maioria é de classe média – com rendimentos entre R$ 1.126,00 e R$ 4.854,00. Chama atenção em Florianópolis a presença de turistas com poder aquisitivo maior: pertencem às classes A (15,10%) e B (11%). Já em Imbituba foi destaque a classe D (36,70%).

O fato pode estar ligado à faixa etária dos visitantes. Em Florianópolis e Balneário Camboriú eles possuem, em sua maioria, de 31 a 40 anos. Exceto em Imbituba, onde 38% têm de 26 a 30 anos de idade. Balneário Camboriú aparece ainda com forte potencial para o turismo de terceira idade, já que 11,70% dos entrevistados declararam ter mais de 60 anos.

O estudo também demonstrou os diversos locais de origem dos turistas. Em Imbituba predominam os catarinenses (58,60%). Em Balneário Camboriú eles vêm do Paraná (23%) e da Argentina (20,40%). E em Florianópolis dividem-se entre catarinenses (18,90%), gaúchos (17,10%), paulistas (15,20%) e paranaenses (13,60%).

Quanto às atividades dos turistas durante o período de permanência, houve destaque para o comércio. Em Florianópolis 70,4% foram às lojas do Centro da cidade e 58,9% visitaram os estabelecimentos comerciais nas praias. Em Balneário Camboriú 70,7% estiveram no comércio central e 65,7% no comércio das praias. Apenas em Imbituba o índice foi menor. A maioria não visitou o comércio da cidade.

O gasto médio dos turistas se dividiu em hospedagem, transporte, alimentação, lazer e comércio. Em Florianópolis e Imbituba o maior investimento foi em hospedagem. R$ 538,93 e R$ 434,80 respectivamente. Já em Balneário Camboriú foi o transporte que recebeu maior reserva: R$ 415,36.

Por fim, a avaliação de todos os destinos foi positiva. 98% voltariam a Balneário Camboriú, 95% visitariam Florianópolis novamente, e 88% gostariam de retornar a Imbituba. Os que não declararam interesse no retorno, o fizeram, na maioria das vezes, pelo mesmo motivo em Florianópolis e Imbituba: gostariam de conhecer novos lugares. Para o pequeno percentual que não voltaria a Camboriú (2%), o ponto negativo apontado foram os preços elevados.

Impacto econômico

Para os empresários do comércio, exceto em Balneário Camboriú, a temporada de verão 2011/2012 foi positiva. A grande movimentação percebida nas lojas ajudou a incrementar o faturamento do comércio de Florianópolis e de Imbituba. A Pesquisa Fecomércio levantou que, em Florianópolis, passou uma média diária de 90,97 clientes em cada estabelecimento comercial. Em Balneário Camboriú foram 148,91 pessoas e em Imbituba 63,83.

A média de gastos por pessoa em cada estabelecimento teve valores diferentes nas cidades pesquisadas. Em Florianópolis foram registrados R$ 134,92. O número variou 37,54% em relação aos meses comuns e 7,38% em relação à temporada anterior. Em Imbituba o ticket médio foi de R$ 62,14. Alta de 18,13% em relação aos meses comuns e de 7,04% se comparado ao mesmo período do ano passado. Somente Balneário Camboriú registrou desempenho negativo. Com média de gastos de R$ 94,13, a cidade verificou excelente aumento em relação aos meses comuns (51,13%), mas em contrapartida, houve queda na comparação anual. Em relação a temporada anterior o faturamento caiu -2,92%.

Com relação à hotelaria, a média de ocupação dos hotéis durante a temporada foi de 76% em Florianópolis, 87,38% em Balneário Camboriú e 50,24% em Imbituba. Neste quesito e de acordo com dados anteriores, Florianópolis apresentou queda de -1,32% e Imbituba queda de -1,45%. Em Balneário Camboriú houve aumento de 4,51% na ocupação dos leitos.

A Fecomércio atribui o desempenho tímido desta temporada de verão à desaceleração da economia brasileira, que acabou gerando menos empregos em 2011 do que os excelentes índices registrados em 2010. Também a valorização do Real em relação ao restante das moedas sul-americanas teve influência nos gastos dos turistas estrangeiros ao visitar Santa Catarina. Não menos importante, o período de chuvas não chegou a afetar a ocupação dos hotéis e pousadas catarinenses, mas foi considerado negativo por 35% dos empresários em Florianópolis, 31% dos de Balneário Camboriú e 38% dos entrevistados em Imbituba.

Ainda assim, a temporada de verão continua sendo um incremento importantíssimo nas vendas do comércio das cidades litorâneas. O que se pode verificar através da expansão bastante expressiva do faturamento em relação aos meses comuns do ano.

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