Vendas no varejo cresceram acima da média em SC

Atualizado em 26 março, 2012

Pesquisa Mensal do Comércio, do IBGE, revela que o varejo brasileiro cresceu 2,6% de dezembro para janeiro e 7,3% na comparação anual. A receita nominal também teve alta. De 3,6% na variação mensal, já com os ajustes sazonais, e de 12,1% frente ao ano passado.

Entre as dez atividades pesquisadas, sete tiveram alta nas vendas, com destaque para o segmento de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (7,4%); tecidos, vestuário e calçados (5,2%); outros artigos de uso pessoal e doméstico (3,9%); e materiais de construção (3,7%).

Santa Catarina teve desempenho melhor do que a média nacional. No estado as vendas cresceram 4,4% de dezembro para janeiro e a receita nominal teve alta de 5,4%. Já na comparação anual, a alta nas vendas foi de 12,5% e da receita nominal de 15,8%.

Para a Fecomércio, o crescimento mensal, ainda que pequeno, é um importante sinal de que a desaceleração das vendas do comércio, verificada durante o segundo semestre de 2011, tende a perder força nos próximos meses. No entanto, como essa movimentação não foi suficiente para compensar o menor ritmo dos últimos períodos, a tendência é que a expansão mais forte do varejo seja percebida somente a partir da metade deste ano.

Devem contribuir para a retomada do crescimento: as medidas de liberação do crédito ao consumidor; a continuidade do crescimento do emprego e da renda, e a manutenção do controle inflacionário.

Leia também

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior

ECONOMIA 18 abril, 2024

Indicadores internacionais positivos no Turismo de SC em 2024

ECONOMIA 16 abril, 2024

Taxa de endividamento das famílias catarinenses cai em abril, aponta pesquisa