Visita a Electrolux: Comitiva da Missão Suécia conhece bastidores da gigante de eletro

Atualizado em 17 maio, 2017

Presidente da Fecomércio SC integra delegação até sexta (19)

Os integrantes da comitiva formada por 28 profissionais- entre administradores, empresários, engenheiros, gestores públicos e privados- puderam conhecer soluções inovadoras ao visitar a sede mundial da Electrolux, além de serem recebidos na embaixada do Brasil em Estocolmo, no primeiro dia de atividade.

Presidente da Fecomércio SC mergulha no ‘estilo nórdico’ de negócio

O ponto de partida da Missão Suécia foi a capital Estocolmo, na primavera de temperaturas baixas. Com pouco mais de nove milhões de habitantes, a Suécia é destaque em vários segmentos, tem economia altamente desenvolvida, ocupa a sétima posição no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e vem ganhando espaço mundial, sobretudo no campo da inovação, onde está entre os cinco países mais tecnológicos do mundo.

Confira a galeria de fotos

O primeiro compromisso foi conhecer a sede mundial da Electrolux, fabricante de eletrodomésticos que neste ano completa 98 anos de fundação. A empresa é responsável pela venda de mais de 60 milhões de produtos por ano, em mais de 160 países. Tem cerca de 60 mil trabalhadores e detém 28% do mercado de eletrodomésticos na Europa.

“O modelo da Electrolux serve de exemplo por ser uma empresa voltada para a inovação, onde os jovens tem cada vez mais espaço, com atenção especial às demandas da sociedade", afirma o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.

O grupo foi recebido pela vice-presidente de Talentos Global da Electrolux, a brasileira Valéria Balesteguim, que atua na empresa há vinte anos e há três assumiu o cargo em Estocolmo. A vice-presidente falou sobre os aspectos diferenciados da gestão da empresa, que tem em seu quadro funcionários de 60 países. Os brasileiros marcam presença na empresa: em Estocolmo são 48 funcionários, grande parte jovens.

Outro ponto de destaque da gestão que diferencia a Electrolux são as jornadas à distância, não apenas no ambiente de trabalho. "O que importa é a entrega, o que é de competência de cada um", destaca Balesteguim. A terceirização, adotada por vários setores da empresa, é também ponto de referência em setores como o de comunicação.

A atuação da empresa na área de sustentabilidade também é destaque- o programa global da Electrolux busca eficiência dos produtos utilizando materiais recicláveis, como plástico e metais. A empresa comemora a redução de emissão de carbono e já tem uma meta a ser cumprida até 2020, com redução de 50% em relação a 2005.

No final do dia a comitiva foi recebida na embaixada do Brasil em Estocolmo pelo embaixador Marcos Pinta Gama. O embaixador destacou a importância da presença do grupo em busca de novos negócios e parcerias, frisando o potencial de intercâmbio na área da inovação. "Nós acreditamos que podemos promover o intercâmbio extremante benéfico em diversas áreas, principalmente em inovação, meio ambiente, sustentabilidade e turismo. Esta visita é um primeiro passo de uma cooperação intensa entre SC e a Suécia", pontuou o embaixador do Brasil.