Volume de vendas em SC cresce 1,2% no mês de maio, mas com desaceleração

Atualizado em 11 julho, 2013

O comércio varejista no Brasil registrou em maio variação zero no volume de vendas e de 0,7% na receita nominal, em comparação com o mês anterior – com o ajuste sazonal. Já em Santa Catarina, o volume de vendas cresceu 1,2% em maio, o mesmo crescimento da receita nominal em relação a abril. Os dados são do IBGE.

Os resultados expressam um aprofundamento da desaceleração no volume de vendas e também na receita. Na comparação com maio de 2012, em termos de volume, o varejo apresentou variação positiva de 4,5%; já na receita nominal, houve avanço de 13,4%. No acumulado dos 12 meses, o volume de vendas cresceu 6,1% – menor do que os 6,4% do mês anterior – e a receita nominal cresceu 12,1%.

Em maio, quatro das 10 atividades pesquisadas obtiveram variações positivas para o volume de vendas na comparação com abril. Em ordem de magnitude das taxas, os resultados foram: hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,9%); combustíveis e lubrificantes (0,6%); móveis e eletrodomésticos (0,4%); veículos e motos, partes e peças (0,4%); outros artigos de uso pessoal e doméstico (-0,9%); material de construção (-1,9%); equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-2,0%); livros, jornais, revistas e papelaria (-2,2%); tecidos, vestuário e calçados (-2,6%); e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (-2,6%).

Já o comércio varejista ampliado, que inclui o varejo e mais as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, registrou queda em relação ao mês anterior com variação de -0,8% para o volume de vendas e de -0,1% para a receita nominal, ambas as taxas com o ajustamento sazonal, revertendo a sequência positiva dos dois meses anteriores.

Comparado com o mesmo mês do ano anterior (sem ajuste sazonal), as variações foram de 4,4% para o volume de vendas e de 9,6% para a receita nominal. No acumulado do ano e dos últimos 12 meses o setor apresentou taxas de variação de 5,0% e 7,6% para o volume e de 9,5% e 10,2% para a receita nominal de vendas, respectivamente.

No Estado

Em Santa Catarina, o volume de vendas cresceu 1,2% em maio, na comparação com abril, mesmo crescimento da receita nominal no mesmo nível de comparação. No acumulado de 12 meses, o volume de vendas cresceu 3,6% e a receita nominal 10,74%.

O destaque fica por conta da desaceleração das vendas em Santa Catarina. No acumulado de 12 meses a variação do volume de vendas é de apenas 3,6%, inferior ao resultado do mês anterior (3,94%) e menor ainda do que o do mesmo mês do ano anterior (8,54%).

Desta maneira, o comércio no Estado continua crescendo, porém com taxas cada vez menores. Fatores como a inflação, que diminui o poder de compra das famílias, o menor saldo de contratação de novos trabalhadores em função dos elevados custos do trabalho e o alto endividamento familiar comprometem o crescimento do mercado interno. A tendência é que esta desaceleração permaneça nos próximos meses, sendo revertida, ainda que de maneira muito tímida, somente a partir do último trimestre do ano.

Leia também

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior

ECONOMIA 18 abril, 2024

Indicadores internacionais positivos no Turismo de SC em 2024

ECONOMIA 16 abril, 2024

Taxa de endividamento das famílias catarinenses cai em abril, aponta pesquisa