PESQUISA

Sondagem mostra impactos do coronavírus nas empresas em SC

Atualizado em 04 maio, 2020

Os reflexos da pandemia do coronavírus na economia catarinense ainda não podem ser quantificados, mas a sondagem realizada pela Fecomércio SC com 200 empresários aponta que o cenário pela frente será desafiador.

Leia o levantamento completo

O levantamento traz informações sobre o panorama antes e durante a pandemia, além das ações realizadas pelas empresas para lidar com a situação. Os dados foram apurados com 200 empresas de diferentes setores e segmentos das seis regiões do Estado, entre os dias 24 e 26 de março.

“As incertezas dos empresários em relação às consequências da pandemia nos negócios reforça a necessidade de medidas rápidas e efetivas. Diante dessa nova realidade, governos federal, estadual e municipais precisam apresentar alternativas e soluções para o mercado se recompor, garantindo assim a manutenção do emprego e da renda em Santa Catarina”, avalia o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.

  • Nove em cada dez entrevistados (93%) tiveram queda no faturamento com a suspensão parcial ou total das atividades desde o início da pandemia. A variação média foi de -51,14% no caixa.
  • Mais da metade (66%) dos respondentes são empresas com até 10 colaboradores, de atividades não essenciais (78%) e com vendas exclusivamente em lojas físicas (40%).
  • O abastecimento não foi prejudicado na maioria dos estabelecimentos (42%), porém 31,5% relataram o problema.
  • 85% dos entrevistados estão prevendo ajustes junto aos empregados, desde a possibilidade de redução no quadro de funcionários (55,9%) até medidas mais brandas, como compensação de horas (47,1%) e concessão de férias individuais (44,1%).

Leia também

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior

ECONOMIA 18 abril, 2024

Indicadores internacionais positivos no Turismo de SC em 2024

ECONOMIA 16 abril, 2024

Taxa de endividamento das famílias catarinenses cai em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 16 abril, 2024

Sistema Fecomércio Sesc Senac oficializa compra da Sociedade Canarinho, em Gaspar