MERCADO

Governo anuncia mudanças no processo de concessão do Centro de Eventos de Balneário Camboriú

Atualizado em 26 novembro, 2020

A Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur), a SC Parcerias e representantes do trade turístico discutem os próximos passos para a continuidade do processo de concessão do Centro de Eventos de Balneário Camboriú, incluindo nova sondagem de mercado e ajustes no edital. As medidas foram anunciadas após a sessão de concorrência realizada nesta terça-feira (24), em Florianópolis, na qual não houve interessados e a licitação foi declarada deserta.

Apesar desse resultado, o presidente da Santur, Leandro Mané Ferrari, ressalta que desde que foi reaberto, em 14 de setembro deste ano, houve uma grande procura pelo edital, que recebeu dezenas de acessos no Portal de Compras do Governo do Estado.  “Agora o Estado vai reavaliar as exigências contratuais e a possibilidade de um novo prazo para o reabrir o processo. Entendemos que o cenário de instabilidade, especialmente no setor de eventos, gera preocupação entre os investidores, o que certamente foi um empecilho para que a participação na concorrência se concretizasse”, pondera o presidente da Santur.

“A Fecomércio SC espera que seja encontrada uma solução rápida para que o equipamento fique à disposição da região, impulsionando o turismo de negócios e diminuindo a sazonalidade do setor. Outro grande equipamento que precisa ser reativado é o Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, em Florianópolis, que está praticamente inoperante, sem comercialização e geração de oportunidade e renda para Santa Catarina”, aponta o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt. Segundo ele, o setor de eventos e do turismo, que foi bastante prejudicado com a pandemia, vê na abertura dos Centros de Eventos uma alternativa para a retomada pós-crise.

O grupo técnico responsável pelo edital de concessão decidiu que, antes da reabertura da licitação, será realizada nova sondagem para ampliar a interlocução com o mercado e coletar percepções sobre os investimentos privados em equipamentos destinados à realização de eventos. Também serão promovidos ajustes no edital e nos documentos licitatórios para reenvio ao Tribunal de Contas do estado (TCE).

Para o presidente do Conselho Municipal de Turismo de Balneário Camboriú, Osny Maciel, a falta de interessados no processo está relacionada ao cenário incerto quanto à normalização das atividades para o segmento, o que depende também das medidas de combate ao Covid-19, como a vacinação em massa. “Além disso, precisamos reavaliar outros aspectos que podem ter impactado no processo, como a situação da rodovia, do IPTU, a flexibilização econômica. Temos que escutar todos os possíveis interessados para ter embasamento na reabertura do processo e rever os parâmetros econômicos e financeiros”, avalia Osny.

 

 

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior