MERCADO

Contratação de temporários para fim de ano e verão deve ser mais tímida no litoral de SC

Atualizado em 25 novembro, 2020

A perspectiva de menor movimentação no litoral catarinense neste verão e as incertezas econômicas por conta da pandemia devem impactar na contratação de trabalhadores temporários, conforme sinaliza pesquisa da Fecomércio SC realizada em cinco cidades. Os colaboradores extras começam a ser selecionados em setembro, com alta de contratação em dezembro (56,1%), para atender as demandas das festas de fim de ano e da temporada.

Leia a pesquisa na íntegra

Quase metade dos entrevistados não pretende contratar e uma porcentagem considerável de 10,8% não sabe ou não respondeu. Questionados sobre as movimentações no quadro permanente de funcionários, 47,9% relataram que permanece igual, 44,7% tiveram redução e apenas 5,2% registrou aumento na comparação com o ano passado.

A possibilidade de efetivação após o fim do contrato temporário pode ser um alento para quem pretende voltar para o mercado de trabalho. “As empresas estão mais cautelosas, mas ainda assim demonstram otimismo.  Pelo menos 65,9% afirmaram que podem manter o colaborador após a temporada. As empresas de 50 a 99 funcionários foram as que mais demonstraram interesse”, afirma o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.

O comportamento de vendas nos últimos meses reflete diretamente no mercado de trabalho. O setor que tende a reduzir a contratação no período é o de vestuário, calçados e acessórios, um dos mais impactados desde o início da pandemia e que representa o grupo de maior peso no emprego formal no comércio em SC. Por outro lado, os mercados e supermercados, que registraram aumento no volume de vendas, indicam a tendência de maior contratação de temporários.

Os dados da pesquisa Trabalho temporário no comércio em SC – Temporada de verão 2021 foram apurados com 557 empresas de diferentes segmentos do comércio ligados ao turismo em Florianópolis, Balneário Camboriú, Imbituba, Laguna e São Francisco do Sul.

Leia também

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior

ECONOMIA 18 abril, 2024

Indicadores internacionais positivos no Turismo de SC em 2024

ECONOMIA 16 abril, 2024

Taxa de endividamento das famílias catarinenses cai em abril, aponta pesquisa