ECONOMIA

Setor de serviços desacelera em novembro, mas SC ainda se destaca na média nacional

Atualizado em 14 janeiro, 2021

Enquanto o país registrou aceleração no crescimento mensal do volume de serviços, passando de 1,7% em outubro para 2,6% em novembro, o movimento em Santa Catarina foi de desaceleração, de 1,8% para 0,7%, conforme a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta quarta-feira (13) pelo IBGE. Ainda assim, devido ao desempenho dos meses anteriores, o volume de serviços comparado com o mesmo mês do ano passado situou Santa Catarina em segundo lugar entre os estados, crescendo 4,6% em relação a novembro de 2019. No acumulado de 2020, a queda foi minimizada pra 4,7%, enquanto ainda se encontra em 8,3% no país.

Na avaliação dos grupos de atividades que compõem o setor, permanece a dinâmica de recuperação liderada pelos Serviços profissionais, administrativos e complementares, com acréscimo de 9,2% no acumulado de 2020 até novembro- o grupo se encontra 33,6% acima de novembro de 2019. Apenas o grupo de Outros serviços também se encontra em patamar positivo no acumulado do ano (0,6%), enquanto os serviços de informação e comunicação avançaram na recuperação e retomaram patamar positivo na comparação com o mesmo mês do ano anterior (1,4%), ainda que ainda acumulem perdas de -6,9% no ano.

Os serviços prestados às famílias continua a ser o grupo mais afetado e observou perdas maiores em novembro do que outubro. Por fim, o grupo de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio acelerou sua recuperação e reduziu a queda no volume para -2,8% no acumulado de 2020, ainda assim este grupo enfrenta problemas mais graves de receita nominal, visto que é o único grupo onde a receita tem uma queda maior (-4,3%) do que o volume de serviços.

O volume de atividades turísticas retrocedeu 7,1% na comparação mensal em Santa Catarina, a maior queda entre as 12 unidades federativas pesquisadas. Ainda assim, devido ao desempenho nos meses anteriores, encontra-se acima da média na comparação com o mesmo mês do ano passado e é o estado com as menores perdas acumuladas em 2020 (-30,4%),  sendo que a média nacional foi de 37,4%.

Saldo positivo

Os Serviços foram o setor que mais gerou empregos formais no estado em novembro, quase 12 mil vagas, e seu saldo se encontra positivo em 21.397 vagas entre janeiro e novembro. O perfil das vagas mudou devido aos movimentos de desligamento e admissões que foram intensos no ano dadas as restrições e dificuldades vivenciadas, sendo um dos setores mais afetados e com recuperação mais lenta. O pico sazonal do volume de serviços é esperado para Dezembro, de maneira que a depender do desempenho do setor, as perdas possam ser ainda mais minimizadas.

Leia também

ECONOMIA 28 março, 2024

Setor de serviços catarinense inicia o ano com resultados positivos

ECONOMIA 25 março, 2024

Vendas no varejo catarinense caem 1,0% em janeiro

INSTITUCIONAL 25 março, 2024

Sindilojas promove primeira sessão de negócios do ano em parceria com entidades locais

INSTITUCIONAL 20 março, 2024

Fecomércio SC e Inovativos lançam e-book para impulsionar negócios com inteligência artificial generativa