ECONOMIA

Setor de Serviços em SC tem recuperação lenta em 2020

Atualizado em 11 fevereiro, 2021

O setor de serviços em SC fechou 2020 com crescimento de 4,3% em relação a dezembro de 2019, conforme a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta quinta-feira (11) pelo IBGE. Os dados sinalizam a continuidade da recuperação do setor, porém, em ritmo lento. Na passagem de novembro para a dezembro avançou apenas 0,1%, na série com ajuste sazonal.

Este desempenho possibilitou que o estado reduzisse as perdas para -4,0% no acumulado de 2020, resultado consideravelmente melhor do que a queda de 7,8% observada na média nacional. O volume de serviços no país recuou 3,3% em dezembro em relação ao mesmo mês do ano anterior e -0,2% na comparação com novembro.

Desempenho dos setores

O setor de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio, que já se encontrava em patamares positivos desde setembro, registrou alta de 9,6% em dezembro na comparação com o mesmo mês de 2019. O aumento praticamente cobriu as perdas no ano (-1,7%).

Os serviços profissionais, administrativos e complementares, principal responsável pela recuperação ao longo do segundo semestre de 2020, desacelerou o crescimento, porém ainda mantém patamar expressivamente alto de 28,5% em relação ao mesmo mês do ano anterior e encerrou 2020 com volume de serviços 11% superior.

Os serviços de informação e comunicação, que retomaram patamares positivos em novembro, registraram crescimento de 2,4% em comparação com dezembro do ano anterior. As perdas acumuladas no ano, porém, foram de -6,1% devido aos problemas enfrentados no segundo e terceiro trimestre.

Os serviços prestados às famílias, grupo mais ampla e severamente afetado pela crise e pandemia, apresentaram reversão na tendência de recuperação em novembro e continuaram a aprofundar as perdas em dezembro, com volume 29,5% inferior a dezembro de 2019. As perdas acumuladas foram de 26,6%. Na medida em que estas atividades são as mais sensíveis aos efeitos da pandemia, infere-se que esta reversão está relacionada também ao recrudescimento da mesma.

A categoria de Outros serviços foi movimentada especialmente este ano nas atividades financeiras e de corretagem, incluindo imobiliária, mas também apresentaram reversão na tendência de crescimento, que havia atingido 2,1% em novembro e voltou a recuar -4,5% em dezembro na comparação com o mesmo mês do ano anterior.  O acumulado ao longo de 2020 foi de 0,1%.

Impacto no turismo

O volume de atividades turísticas continuou a recuar em Santa Catarina, após atingir um pico na recuperação em outubro. A retração de -3,9% em dezembro, a segunda pior entre as 12 regiões analisadas, também é influenciada por fatores sazonais, já que se trata de mês tipicamente movimentado para o turismo. Ainda assim, o estado encerrou 2020 com as menores perdas acumuladas no setor: a contração estadual foi de 30,6% no volume de atividades turísticas, enquanto a média nacional foi de -36,7%.

Leia também

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior

ECONOMIA 18 abril, 2024

Indicadores internacionais positivos no Turismo de SC em 2024

ECONOMIA 16 abril, 2024

Taxa de endividamento das famílias catarinenses cai em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 16 abril, 2024

Sistema Fecomércio Sesc Senac oficializa compra da Sociedade Canarinho, em Gaspar