ECONOMIA

Alta no setor de Serviços em fevereiro não reverte perdas acumuladas

Atualizado em 20 abril, 2021

O volume de serviços de Santa Catarina aumentou 3,9% em fevereiro frente ao mês anterior- esta é décima taxa positiva seguida. Desde abril de 2020, quando as atividades tiveram queda de 14,4%, a média de crescimento mensal (Mai/20 até Fev/21) foi de 3,27%, entretanto, esses movimentos positivos ainda são insuficientes para cobrir as perdas acumuladas dos últimos 12 meses, que totalizam 2,9% para o setor.

Entre os setores, três das cinco atividades mostraram resultados negativos, com destaque para a diminuição de 29,10% nos serviços prestados às famílias, seguidos pelos serviços de informação e comunicação; e transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio, com perdas de 3,00% e 3,20%, respectivamente.

Esse resultado adverso nos serviços prestados às famílias pode estar ligado à redução das medidas de incentivo a economia e às incertezas decorrentes do avanço da pandemia e seus reflexos na renda e no emprego. Além disso, deve ser fruto da substituição que as famílias fizeram durante o período mais intenso da crise e da necessidade de ampliação de isolamento social, à exemplo da troca da alimentação fora do domicilio pela comida em casa, beneficiando o comércio, mas prejudicando os serviços.

Leia mais: Vendas do comércio em Santa Catarina recuam pelo terceiro mês consecutivo

O desempenho positivo no primeiro bimestre do ano em Santa Catarina (7,5%) aponta a continuidade da recuperação da atividade econômica no Estado. No entanto, o avanço da pandemia e das restrições legais, além da lenta perspectiva da vacinação em larga escala para a população, tem elevado a incerteza sobre a retomada da economia.

Os indicadores econômicos para o primeiro trimestre do ano mostram sinais preocupantes, como níveis de preços acelerado e aumento das taxas de juros de mercado, condições que reduzem o espaço para o consumo ao diminuir o poder de compra e pressionam negativamente o acesso ao crédito, por isso, os gastos das famílias tendem a diminuir. Reforça essa tendência os resultados da pesquisa realizada pela entidade que indica a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) catarinenses. O índice segue se deteriorando e encerrou o mês de março com patamar de 50,6 pontos. São 12 meses seguidos que o índice apresenta queda mensal comparado ao mês anterior, nesse período, houve queda média de 6,6%.

Turismo

O panorama das atividades turísticas em Santa Catarina mostra os impactos das medidas de restrições impostas para o controle e diminuição da propagação do COVID-19.  Em fevereiro, o volume de atividades turísticas registrou queda de 36,2% no acumulado dos últimos 12 meses em Santa Catarina- os dados não mostram sinais de recuperação em curto prazo. Ao analisar a variação mensal comparado ao mesmo período do ano anterior, o volume das atividades turísticas encerra fevereiro com redução de 23,6%.

Em 2021, as perdas chegam ao patamar de 24,4%, resultado semelhante em relação a média (março/20 até fevereiro/21) negativa de 26,19% na variação acumulado no ano. Esse movimento reflete também na queda das receitas nominais geradas pelo setor, que acumulam drástica redução de 37,90% no acumulado dos 12 meses.

Cenário extremamente preocupante também é visível na movimentação dos postos de trabalho no Estado de Santa Catarina. Com base nas informações divulgadas pelo Novo Caged em fevereiro, os impactos são negativos em 176 municípios. O setor fechou 10.661 postos de trabalho no acumulado de 12 meses.  O ritmo negativo afetou, principalmente, as empresas com até 249 empregados, que totalizam saldo negativo de 15.058 empregos.

Acompanhe a evolução do setor de de forma dinâmica:

Leia também

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior

ECONOMIA 18 abril, 2024

Indicadores internacionais positivos no Turismo de SC em 2024

ECONOMIA 16 abril, 2024

Taxa de endividamento das famílias catarinenses cai em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 16 abril, 2024

Sistema Fecomércio Sesc Senac oficializa compra da Sociedade Canarinho, em Gaspar