ECONOMIA

Queda de 3,4% no mês interrompe a retomada no volume de serviços em Santa Catarina

Atualizado em 20 maio, 2021

Em março de 2021, o volume de serviços de Santa Catarina recuou 3,4% frente ao mês anterior e interrompeu a retomada gradativa do setor, resultado que classifica o Estado como a terceira maior taxa negativa no mês em comparação com as demais unidades federativas. Desde abril de 2020, quando as atividades tiveram queda de 14,4%, a média de crescimento mensal (Mai.20 até Fev.21) foi de 3,27%, entretanto, esses movimentos positivos foram insuficientes para sanar as perdas acumuladas dos últimos 12 meses que permanecem negativas em 1,4%.

O 1º trimestre do ano foi positivo, acréscimo de 9,4% frente a igual período do ano anterior, efeito adverso ao se comparar com o ritmo nacional, que encerrou março com queda de 0,8% no ano. Entretanto, a retomada das atividades não são lineares e diversos segmentos que tiveram restrições por longos períodos de tempo ainda sofrem efeitos negativos, à exemplo do Serviços Prestados às Famílias que apresenta queda de 18,70% no ano 2021.

Entre os setores investigados na pesquisa, no acumulado de 12 meses, duas das cinco atividades persistem com resultados negativos, com destaque para a diminuição de 29,60% aos serviços prestados ás famílias, seguidos pelos serviços de informação e comunicação com perdas de 2,9%, já outros serviços apresentam estagnação e o setor de transporte, serviços auxiliares aos transportes e correio leve alta de 0,7%.

O recrudescimento da pandemia e das restrições legais, além da lenta perspectiva da vacinação em larga escala para a população tem levado incertezas sobre a retomada da economia e são fatores que devem ter motivado os efeitos negativos no volume de serviços em março.  O fim do auxílio emergencial em 2020 e a retomada somente em abril desse ano também pode ter levado a redução das atividades. O mercado de trabalho reforça o impacto negativo e as incertezas sobre o setor de serviço, em março, houve a perda de 2.658 pontos de trabalhos no segmento de alojamento e alimentação, com destaque negativo para restaurantes e similares (-1.206), hotéis (-783) e lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares (-514).

Ainda, a retomada gradual e lenta dos serviços também é verificada pela desaceleração da inflação no setor em abril, com variação de apenas 0,05% frente ao mês anterior, encerrando acumulado do ano em 0,8%. Segundo o IBGE não há pressão da demanda no setor de serviços, resultado, especialmente, do isolamento social causado pelas medidas de restrição por causa do agravamento da pandemia de COVID-19.

TURISMO

O panorama das atividades turísticas em Santa Catarina permanece com elevado impacto em virtude das medidas de restrições de atividades impostas para o controle e diminuição da propagação do COVID-19.  Em março, o volume de atividades turísticas acumula queda de 35,2% nos últimos 12 meses em Santa Catarina e, os dados não mostram sinais de recuperação em curto prazo, especialmente, pela variação negativa de 26,2% frente ao mês de fevereiro.

Ao analisar a variação mensal comparado ao mesmo período do ano anterior o volume das atividades turísticas encerra março com redução de 16,5%, tendência negativa seguida desde março de 2020. No ano de 2021, as perdas chegam ao patamar de 22,6%. Esse movimento negativo reflete também na queda das receitas nominais geradas pelo setor, que acumulam drástica redução de 37,0% no acumulado dos 12 meses.

Cenário extremamente preocupante também é visível na movimentação dos postos de trabalho no Estado de Santa Catarina. Com base nas informações divulgadas pelo Novo Caged e considerando as atividades características do turismo (ACT), definidas segundo Organização Mundial do Turismo e Ministério do Turismo, os impactos são negativos na geração de postos de trabalho desde o início da pandemia no Estado (mar/20 até mar/21), com fechamento de 13.517 postos de trabalho.

Acompanhe o indicador: 

Leia também

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior

ECONOMIA 18 abril, 2024

Indicadores internacionais positivos no Turismo de SC em 2024

ECONOMIA 16 abril, 2024

Taxa de endividamento das famílias catarinenses cai em abril, aponta pesquisa