ECONOMIA

Trade articula criação da 14ª região turística no Meio Oeste de SC

Atualizado em 09 agosto, 2021

A criação de uma nova Instância de Governança Regional de Turismo (IGR) poderá potencializar o turismo regional das 14 cidades que integram a Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense (AMAUC).

O vice-presidente da Fecomércio SC no Meio Oeste, Leocergio Sarturi, e a diretoria do Convention & Visitors Bureau Águas do Oeste Catarinense reuniram nesta semana diversos atores do setor- entre associações comerciais, empresários, cooperativas de crédito, agências de fomento, secretários de turismo e vereadores- para discutir a proposta, que impulsionará o desenvolvimento econômico e a geração de emprego e renda na região.

Sítio arqueológico do Contestado em Irani, atividades aquática com utilização do lago da usina de Itá, Museu Angelo Spricigo em Concórdia, águas termais em Piratuba, Kerbfest em Peritiba, Museu Fritz Plaumann em Seara e Festival da Cuca em Arabutã estão entre os atrativos turísticos da região.

“Os municípios da AMAUC já integram outras IGRs, mas temos vocações turísticas específicas na região, que merecem ser exploradas de acordo com as suas particularidades. Com a criação da instância será possível ter acesso às políticas públicas do turismo, como os recursos do Fundo Geral do Turismo (Fungetur)”, sinaliza Sarturi.

O desenvolvimento do turismo regional integrado ganhará celeridade com a IGR, segundo o diretor presidente do Convention & Visitors Bureau Águas do Oeste Catarinense, Valdecir Giotto. “Executamos todo um processo de sensibilização, com visitas aos 14 municípios integrantes da Região da AMAUC para dialogar com os prefeitos e secretários responsáveis pelo turismo. Em abril, após seminário com a presença de todos os municípios, foi aprovado por unanimidade a institucionalização da nova IGR”, pontua.

O evento também contou com a presença do prefeito de Concórdia, Rogério Luciano Pacheco, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Wagner Simioni,o vice-presidente de turismo da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni, o diretor regional do Senac, Rudney Raulino, e o presidente da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio, Marco Aurélio Floriani.

Formalização da proposta

O próximo passo é reunir os prefeitos das 14 cidades e formalizar o projeto que será encaminhada a SANTUR – Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina. Integram a AMAUC: Alto Bela Vista, Arabutã, Concórdia, Ipira, Ipumirim, Irani, Itá, Jaborá, Lindóia do Sul, Peritiba, Piratuba, Presidente Castello Branco, Seara
e Xavantina.

O Estado conta com 13 regiões turísticas reconhecidas pelo Ministério do Turismo (MTur): Caminho dos Canyons, Caminho dos Príncipes, Caminhos da Fronteira, Caminhos do Alto Vale, Caminhos do Contestado, Costa Verde & Mar, Encantos do Sul, Grande Florianópolis, Grande Oeste, Serra Catarinense, Vale das Águas, Vale dos Imigrantes e Vale Europeu.

Leia também

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior

ECONOMIA 18 abril, 2024

Indicadores internacionais positivos no Turismo de SC em 2024

ECONOMIA 16 abril, 2024

Taxa de endividamento das famílias catarinenses cai em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 16 abril, 2024

Sistema Fecomércio Sesc Senac oficializa compra da Sociedade Canarinho, em Gaspar