ECONOMIA

Volume de Serviços recua pelo segundo mês consecutivo em Santa Catarina

Atualizado em 11 junho, 2021

O volume de serviços de Santa Catarina recuou 1,1% em abril frente a março- segundo mês consecutivo de  movimento negativo. O resultado é oposto ao ritmo nacional, que avançou 0,7% na passagem do mês.

No comparativo com abril de 2020, houve acréscimo de 29,3%, oitava taxa positiva seguida e a mais intensa da série histórica, iniciada  em janeiro de 2012.  No acumulado do ano, o volume de serviços avançou 13,7% em comparação ao mesmo mês do ano anterior  e no acumulado nos últimos doze meses passou de -1.4% em março para 2,3% em abril de 2021, interrompendo a variação negativa desde abril de 2020.

Esses resultados refletem cenários distintos do volume de serviços no Estado. Por um lado, o ritmo da retomada das atividades, levando em consideração a variação mês a mês, se apresenta de forma lenta e negativa em Santa Catarina, reflexo das incertezas em relação ao recrudescimento da pandemia, da aceleração dos níveis de preços e da imunização em escala ainda limitada, além de mostrar as dificuldade da recuperação das perdas  de diferentes segmentos ocorridas durante todo o período da pandemia.

Entretanto, a intensidade no volume de serviços estão em patamares maiores frente ao ano anterior, reflexo da adaptação das atividades econômicas mesmo diante das restrições impostas para a prevenção e enfrentamento à COVID-19 e das medidas econômicas que ajudaram a amortecer os impactos negativos, tais o auxílio emergencial e do programa de preservação e manutenção de emprego e renda.

Retomada desigual

O movimento positivo não foi linear e diferentes segmentos sofrem efeitos negativos, direto e indireto, em virtude da pandemia. Por isso, a retomada é desigual e algumas atividades acumulam perdas. Entre os setores investigados, no acumulado de 12 meses, dois das cinco atividades persistem com resultados negativos, com destaque para a diminuição de 22,5% nos serviços prestados ás famílias, seguidos pelos serviços de informação e comunicação com perdas de 1,1%.  No mercado formal os impactos negativos nas atividades desses segmentos reforçam as perdas, com o fechamento dos postos de trabalhos entre janeiro a abril de 2021, principalmente para hotéis (-1570) e restaurantes e similares (-871) e lanchonetes, casas de chás, de sucos e similares (-178).

Já a evolução positiva ocorre no segmento de Serviços profissionais, administrativos e complementares (22.5%); transporte, serviços auxiliares aos transportes e correio (5,1%) e outros serviços (2,0%).

Turismo

O panorama das atividades turísticas em Santa Catarina permanece com elevado impacto em virtude das medidas de restrições de atividades impostas para o controle e diminuição da propagação do COVID-19.  Em abril, o volume de atividades turísticas acumula queda de 29,6% nos últimos 12 meses em Santa Catarina. Tendência equivalente na variação do acumulado do ano com queda de 12,7%.

Apesar da intensidade negativa das perdas, o setor parece apresentar um sinal de retomada com crescimento de 8,3% na variação mensal frente ao mês anterior. Além disso, no comparativo com mesmo período do ano anterior, o volume das atividades turísticas encerra abril com variação de 80,8%.

A permanência desse movimento é incerta e o setor permanece com perdas na movimentação dos postos de trabalho no Estado de Santa Catarina. Com base nas informações divulgadas pelo Novo Caged e considerando as atividades características do turismo (ACT), definidas segundo Organização Mundial do Turismo e Ministério do Turismo, os impactos são negativos na geração de postos de trabalho desde o início da pandemia no Estado (mar/20 até abril/21), com fechamento de 14.979 postos de trabalho.

Confira AQUI ou abaixo os dados sobre o desempenho do setor de serviços:

Leia também

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior

ECONOMIA 18 abril, 2024

Indicadores internacionais positivos no Turismo de SC em 2024

ECONOMIA 16 abril, 2024

Taxa de endividamento das famílias catarinenses cai em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 16 abril, 2024

Sistema Fecomércio Sesc Senac oficializa compra da Sociedade Canarinho, em Gaspar