ECONOMIA

Confiança do empresário cresce em julho, mas consumo ainda é tímido em SC

Atualizado em 29 julho, 2021

Os índices de confiança  e de consumo no mês de julho mostram que o cenário está mais otimista para o empresário catarinense, porém o consumidor ainda está cauteloso com as compras. Os dados são apurados mensalmente pela Fecomércio SC para balizar os empresários na tomada de decisão.

Confiança

A Confiança do Empresário do Comércio atingiu 124,8 pontos, o índice mais alto desde o início da pandemia. A variação foi de 14,4% diante do mês anterior e de 81,1% em relação ao mesmo período do ano passado. Todos os subíndices do indicador estão positivos na comparação mensal e anual e acima dos 100 pontos, exceto Situação Atual dos Estoques.

Os resultados demonstram que os empresários estão mais confiantes diante das condições atuais da economia e das expectativas futuras, que registraram alta de 28,6% e de 9,7%, respectivamente.

Consumo

A Intenção de Consumo das Famílias Catarinenses (ICF) permanece em patamar negativo (53,5 pontos- em escala de 0 a 200), porém já sinaliza para a recuperação. O índice avançou pelo quarto mês consecutivo após atingir mínima histórica em março.

O nível de consumo atual caiu 15,89% na passagem do mês, mas a perspectiva dos consumidores é positiva, com crescimento de 8,31%- o avanço da imunização e as medidas econômicas pesam nesta percepção. O indicador Perspectiva Profissional teve alta de 9,83%, reflexo da recuperação do mercado de trabalho, e o Momento para Duráveis, que aponta a intenção de comprar um bem durável, mantém trajetória positiva há seis meses.

Leia também

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior

ECONOMIA 18 abril, 2024

Indicadores internacionais positivos no Turismo de SC em 2024

ECONOMIA 16 abril, 2024

Taxa de endividamento das famílias catarinenses cai em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 16 abril, 2024

Sistema Fecomércio Sesc Senac oficializa compra da Sociedade Canarinho, em Gaspar