MERCADO

Black Friday deve aquecer vendas do comércio físico e online em novembro

Atualizado em 18 novembro, 2021

A contagem regressiva para a Black Friday começou: lojas físicas e online já estão com as vitrines decoradas ou com campanhas temáticas para a última semana de novembro. Conforme pesquisa da Fecomércio SC sobre o perfil do consumidor e a intenção de compras em Santa Catarina, a maior parte dos consumidores catarinenses procura por móveis e eletrodomésticos (22,6%), seguido por roupas (21,9%) e eletrônicos (17,1%).

Leia na íntegra: Intenção dia compras Black Friday-2021

O comércio de rua (41,11%) continua como principal destino das compras, mas a internet (38,96%) desponta logo na sequência. Quase a metade (47,3%) afirmou que deve adquirir novos produtos para a casa/família e 32,8% pretendem ficar de olho nas oportunidades para compras pessoais.

“A data vem se consolidando no varejo brasileiro e aquece as vendas em diversos setores em SC, adiantando parte das compras de Natal. A pesquisa indica que 16% querem aproveitar os descontos para comprar os presentes. No ano passado, quase a metade das empresas do comércio fizeram promoções na data e a expectativa é que este ano a adesão seja ainda maior”, aponta o vice-presidente da Fecomércio SC, Emilio Schramm.

Preço e reputação

Para garantir o melhor custo/benefício, 92,9% dos consumidores devem realizar pesquisa de preços, sendo que a maioria (46,10%) fará com antecedência para verificar se os produtos estão de fato em promoção e 41,30%  no período para escolher o local de compra com preço mais baixo.

A maioria dos consumidores (71,3%) leva em consideração a reputação da empresa, sobretudo, por já ter comprado no local (23,5%), seguido pelo nome da marca (17,8%) e em avaliação no reclame aqui ou similar (17,3%).

Confira o comportamento no estado e nas principais cidades:

Clica na para abrir em tela cheia

A pesquisa ouviu 612 pessoas e foi realizada entre os dias 07 e 11 de outubro, nas cidades de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages e Itajaí.

Leia também

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior

ECONOMIA 18 abril, 2024

Indicadores internacionais positivos no Turismo de SC em 2024

ECONOMIA 16 abril, 2024

Taxa de endividamento das famílias catarinenses cai em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 16 abril, 2024

Sistema Fecomércio Sesc Senac oficializa compra da Sociedade Canarinho, em Gaspar