MERCADO

Senado aprova PL que reduz ICMS sobre combustíveis e outros bens

Atualizado em 14 junho, 2022

Por 65 votos a 12, o Senado Federal aprovou, na segunda-feira (13), o texto-base do projeto de lei que limita as alíquotas do ICMS sobre combustíveis, energia elétrica, gás natural e serviços de telecomunicações e de transporte público (PLP 18/2022).

O projeto, que teve origem na Câmara dos Deputados, considera que combustíveis — assim como energia, transportes coletivos, gás natural e comunicações — são bens essenciais e indispensáveis. Com isso, caso o PLP vire lei, será vedado aos governos estaduais cobrar ICMS sobre estes itens acima do teto estabelecido, correspondente a 17%.

Esses bens e serviços, atualmente, são classificados como supérfluos – e o ICMS incidente em alguns estados supera os 30%. Segundo o relator da proposta, senador Fernando Bezerra, o projeto que limita o ICMS sobre combustíveis, somado a uma PEC que repassa recursos para estados que reduzirem a zero a alíquota do ICMS, poderá levar a uma baixa de R$ 0,76 no litro do diesel e de R$ 1,65 no litro da gasolina.

O texto aprovado incluiu a redução a zero as alíquotas da Cide-Combustíveis, do PIS/Pasep e da Cofins incidentes sobre a gasolina até 31 de dezembro de 2022. O relator optou, inclusive, por zerar o PIS/Pasep e a Cofins incidentes sobre o álcool até o fim deste ano.

Os senadores também aprovaram um destaque que garante que, em caso de perda de arrecadação dos estados em razão do teto do ICMS, a União deverá compensar os entes para que os pisos constitucionais da saúde, da educação e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) mantenham os níveis de recursos que possuíam antes da entrada em vigor da lei resultante do projeto.

A proposta, que teve seu conteúdo modificado pelo Senado, agora voltará à Câmara, onde havia sido aprovada no final de maio, para nova análise dos deputados.

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior