Compliance

Boletim Compliance – Edição 3 – Julho/2020

Atualizado em 03 setembro, 2020

Treinamento

No dia 1º de junho realizamos treinamento para orientar sobre o uso do Canal de Confiança. Explicamos sobre a facilidade de utilizá-lo, acessando a página do Compliance no site da Fecomércio SC. Ao entrar, basta clicar no link Canal de Confiança.

Utilize a senha de desbloqueio no espaço senha obrigatória. A senha de desbloqueio do formulário será modificada mensalmente pelo Comitê de Compliance e enviada a todos. Importante que não seja compartilhada com pessoas externas à organização.

Após desbloquear o formulário com a senha, escreva seu reporte – lembrando de:

  1. Descrever os fatos;
  2. Indicar o nome de quem agiu em desvio (caso esteja reportando uma inobservância ao Manual);
  3. Onde e em que circunstâncias os fatos ocorreram;
  4. Indicar quem poderia atuar como testemunha, auxiliando na apuração do fato;
  5. É possível anexar documentos para instruir seu reporte.

O reporte serve tanto para relatar atos de desvio ao Manual de Compliance da Fecomércio SC quanto para sugerir medidas e formular consultas quanto à interpretação das normas internas da organização.

O Canal de Confiança é o espaço de interlocução entre colaboradores, dirigentes e membros do Conselho e o Comitê de Compliance da Fecomércio SC. Por isso a participação de todos é essencial para que seja possível afetar positivamente a operação.

Você já acessou nosso Canal? Está se sentindo seguro para usá-lo? Compartilhe conosco eventuais dúvidas quanto ao seu funcionamento. Lembre-se: é um espaço seguro e sigiloso. Por isso os reportes podem ser realizados anonimamente.

ANONIMATO DOS REPORTES

Seguindo métricas internacionais de compliance, os reportes no Canal de Confiança podem ser feitos de forma anônima. O anonimato é importante para que colaboradores não se sintam constrangidos em relatar situações que envolvam superiores hierárquicos por medo de sofrer retaliação.

Por conta do anonimato, o autor do reporte receberá um número de protocolo que pode ser utilizado para acompanhar o processamento.

Ao colocar o número de protocolo no campo “Consulte o relato” você saberá se está em andamento ou se já foi finalizado (processado pelo Comitê de Compliance em sua reunião mensal):

Fique seguro de que o anonimato está sendo respeitado e que o Comitê de Compliance não conseguirá te identificar. O Canal de Confiança está hospedado em uma plataforma que impede a identificação do remetente da mensagem.

Se tiver dúvidas quanto ao anonimato e ao uso do Canal não deixe de nos contatar. O Canal de Confiança está à sua disposição!

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