Compliance

Boletim Compliance – Edição 8 – Janeiro/2021

Atualizado em 17 março, 2021

RETROSPECTIVA COMPLIANCE 2020

Ao darmos as boas-vindas ao ano de 2021, o Comitê de Compliance acreditou ser importante a elaboração de uma retrospectiva de algumas das atividades elaboradas pela FECOMÉRCIO/SC em prol da cultura de Compliance que foram realizadas no ano que se encerrou, servindo tanto para relembrar o trabalho já desenvolvido, quanto para incentivar novas ideias e ao incentivo para uma rotina focada cada vez mais na ética e na conformidade.Durante todo o ano de 2020, o Comitê de Compliance desenvolveu pareceres sobre terceiros e pessoas politicamente expostas, bem como o processamento de reportes de descumprimento do Manual de Compliance.Ainda no início do ano, inauguramos no site da FECOMÉRCIO/SC, a aba “Compliance”, local onde se encontra disponibilizado ao público nosso Manual de Compliance, fotos dos treinamentos realizados, o Canal de Confiança (nossa ferramenta para reportar desvios ao Manual de Compliance da Fecomércio SC) e os boletins mensais do Compliance.

Acerca deste último, pontua-se que, desde maio, o Compliance desenvolveu boletins mensais com relevantes assuntos, os quais estão todos disponíveis no link: https://www.fecomercio-sc.com.br/a-
fecomercio/compliance/. Neste período, o Compliance também instalou nos banheiros da instituição urnas físicas que possibilitam denúncias de eventuais desconformidades.

Durante a pandemia, o Compliance iniciou um trabalho de elaboração de materiais semanais com medidas de contingência. Também iniciamos nosso trabalho de governança de dados, oportunidade que colaboradores puderam responderam questionário de segurança de dados para embasar o desenvolvimento de matriz de riscos.

Igualmente ao longo do ano, o Compliance desenvolveu sua Política de Relacionamento com Pessoas Politicamente Expostas e o Formulário Conhecendo Nossos Terceiros, documento que tem o propósito de dar ciência aos terceiros quanto ao programa de compliance da Fecomércio SC.

Visando o incentivo para a utilização do Canal de Confiança, o Compliance ainda realizou treinamentos que demonstravam como a ferramenta funcionava. Além disso, foram desenvolvidas inúmeras iniciativas para propagação das ferramentas do Compliance, como, por exemplo, a criação de vídeos.

Essas são apenas uma pequena parcela das atividades feitas em prol da manutenção de uma cultura ética e conforme. Que o trabalho realizado em 2020 nos incentive a cada vez mais trabalharmos pela cultura de Compliance na FECOMÉRCIO.

Um forte abraço!

 

 

Leia também

Compliance 01 abril, 2021

Boletim Compliance – Edição 10 – Abril/2021

Compliance 17 março, 2021

Boletim Compliance - Edição 9 - Fevereiro/2021

Compliance 17 março, 2021

Boletim Compliance - Edição 8 - Janeiro/2021

Compliance 21 janeiro, 2021

Boletim Compliance - Edição 7 - Dezembro/2020