ECONOMIA

Alta da Selic encarece crédito e pode frear economia

Atualizado em 13 dezembro, 2021

O ano de 2021 encerrou com forte mudança na política monetária devido ao aumento dos níveis de preço. O Comitê de Política Monetária (Copom) ampliou a taxa Selic em 7,25 pontos percentuais (p.p) entre março e dezembro, passando de 2,0% para 9,25% ao ano.

O ciclo de alta deve continuar no próximo ano, já que o Copom prevê nova alta em igual magnitude na próxima reunião marcada para início de fevereiro de 2022. Desta forma, a SELIC pode alcançar 10,75%. No âmbito das expectativas de mercado, o aperto monetário deve ser intensificado até atingir 11,25% em 2022.

A Selic baliza as taxas de juros praticadas em empréstimos ou financiamentos, assim os ajustes realizados interferem diretamente no  mercado ao encarecer o crédito para o consumidor e o empresário.  Entretanto, a elevação não acontece de maneira repentina e as taxas de mercado levam um período mais longo para se adaptarem ao novo cenário. O acompanhamento da trajetória de elevação dos juros de mercado é importante no planejamento de novos investimentos e para o fluxo de caixa das empresas.

Ao analisar os indicadores de crédito, nota-se que houve avanço na taxa média de juros das operações de crédito de 3,12 p.p, entre janeiro e outubro deste ano, saindo de 20,09% para 23,21% ao ano (a.a).  No âmbito das taxas para as pessoas jurídicas, a trajetória é similar (+ 3,26 p.p), atingindo 16,69% a.a. na competência de outubro.

A taxa média para o capital de giro (total), instrumento importante para suprir os movimentos sazonais das empresas, cresce de forma mais acelerada e alcançou no mês de outubro 20,3% a.a, alta de 8,79 p.p frente a igual período do ano anterior (11,51%). Já o financiamento para aquisição de bens para pessoa jurídica está em média 32,61% ao ano na referência de outubro. No ano de 2017, nível equivalente da SELIC atual, essa taxa estava em média 92,06% a.a, diferença considerável e indicativo que a taxa tende a crescer durante os próximos meses, reduzindo investimentos.

> Confira o painel sobre taxas de juros de mercado:

Clica na  para abrir em tela cheia

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior