ECONOMIA

Alta da Selic encarece crédito e pode frear economia

Atualizado em 13 dezembro, 2021

O ano de 2021 encerrou com forte mudança na política monetária devido ao aumento dos níveis de preço. O Comitê de Política Monetária (Copom) ampliou a taxa Selic em 7,25 pontos percentuais (p.p) entre março e dezembro, passando de 2,0% para 9,25% ao ano.

O ciclo de alta deve continuar no próximo ano, já que o Copom prevê nova alta em igual magnitude na próxima reunião marcada para início de fevereiro de 2022. Desta forma, a SELIC pode alcançar 10,75%. No âmbito das expectativas de mercado, o aperto monetário deve ser intensificado até atingir 11,25% em 2022.

A Selic baliza as taxas de juros praticadas em empréstimos ou financiamentos, assim os ajustes realizados interferem diretamente no  mercado ao encarecer o crédito para o consumidor e o empresário.  Entretanto, a elevação não acontece de maneira repentina e as taxas de mercado levam um período mais longo para se adaptarem ao novo cenário. O acompanhamento da trajetória de elevação dos juros de mercado é importante no planejamento de novos investimentos e para o fluxo de caixa das empresas.

Ao analisar os indicadores de crédito, nota-se que houve avanço na taxa média de juros das operações de crédito de 3,12 p.p, entre janeiro e outubro deste ano, saindo de 20,09% para 23,21% ao ano (a.a).  No âmbito das taxas para as pessoas jurídicas, a trajetória é similar (+ 3,26 p.p), atingindo 16,69% a.a. na competência de outubro.

A taxa média para o capital de giro (total), instrumento importante para suprir os movimentos sazonais das empresas, cresce de forma mais acelerada e alcançou no mês de outubro 20,3% a.a, alta de 8,79 p.p frente a igual período do ano anterior (11,51%). Já o financiamento para aquisição de bens para pessoa jurídica está em média 32,61% ao ano na referência de outubro. No ano de 2017, nível equivalente da SELIC atual, essa taxa estava em média 92,06% a.a, diferença considerável e indicativo que a taxa tende a crescer durante os próximos meses, reduzindo investimentos.

> Confira o painel sobre taxas de juros de mercado:

Clica na  para abrir em tela cheia