Boas práticas e cases de sucessos inspiram empresários da Missão NY

Atualizado em 08 janeiro, 2024

A comitiva de brasileiros que integra a 9ª edição da Missão Técnica NY, realizada pela Fecomércio SC e Senac SC, está fazendo um verdadeiro “intensivão” sobre os rumos do varejo. No sábado (11), conheceu novos modelos de negócios e fez benchmarking durante as visitas técnicas a Puma, marca de artigos esportivos que passou por uma reinvenção de identidade nos últimos anos; a PetSmart, maior rede especializada em produtos pet da América do Norte; a Reserve, loja conceito da Starbucks; a ShowFields, showroom que mistura varejo e arte; e a REI Coop, cooperativa de esporte de aventura.

“As visitas técnicas promovem muito aprendizado por que nos possibilitam ver de perto o que faz cada empresa ser case de sucesso e se destacar no seu mercado de atuação, seja na parte de gestão, atendimento ou tecnologia. É importante vivenciar um pouco dessa cultura organizacional para ter insights e avaliar o que é possível aplicar no Brasil”, avaliou o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.

NRF 2020

A programação no domingo (12) e segunda (13) foi dedicada a Retail´s Big Show,maior feira do setor do mundo, promovida há mais de um século pela National Retail Federation (NRF). Os números desta edição mostram a dimensão e importância do evento no calendário do varejo mundial: são cerca de 40 mil participantes de 99 países, 800 expositores, 400 palestrantes, entre eles os maiores ícones do setor, e 200 temas debatidos.

A palestra de abertura foi com Satya Nadella, CEO da Microsoft, que mostrou sua visão sobre o futuro do varejo e como a tecnologia pode ajudar a transformar o setor: “A tecnologia tem que estar no ponto de atendimento e os colaboradores empoderados para lidar com ela. Dados são essenciais e só fazem sentido se usados para trazer insights de maneira imediata”. John Furner, CEO do Walmart EUA, e Zeynep Ton, autor e professor do MIT, debateram sobre as mudanças no mercado de trabalho com as transformações no varejo. A visionária CEO da Kohl’s, Michelle Gass, falou sobre o plano ambicioso de crescimento da empresa e parcerias com players inovadores e novas marcas.

Presidente e CEO da Starbucks, Kevin Johnson abriu o segundo dia reforçando a importância da humanização para melhorar a experiência do cliente e a imagem da empresa, visto que a emoção e a conexão humana muitas vezes é colocada em segundo plano em detrimento do lucro. “O segredo da liderança é compartilhar – informações, propósitos, interesses, para criar conexão genuína”, afirmou.

Nesta terça-feira (14) a delegação participou de evento no Consulado Brasileiro, onde foi recebida pelo cônsul- geral adjunto do setor Comercial, Fernando Sena, e de visitas orientadas a estandes da NRF.  O cronograma na quarta-feira (15) prevê workshop internacional comandado pelo Prof. Dr. Marc Knoppe, network B2B  na Câmara do Comércio Brasil- Estados Unidos e  workshop de encerramento, que conecta as inovações e tendências vistas no evento com a realidade brasileira.