Câmara aprova municipalização de regras de APP’s em área urbana

Atualizado em 13 dezembro, 2021

A Câmara dos Deputados rejeitou a emenda do Senado Federal no PL 2510/2019, que altera o Código Florestal e estabelece regras para as APP’s Urbanas, em sessão plenária, nesta quarta-feira (8). Desta forma, o texto original, aprovado pela Câmara e apoiado pelo setor produtivo, segue para a sanção do Presidente.

Conforme o PL 2510, cabe aos municípios a iniciativa legislativa de estabelecer nos Planos Diretores as faixas marginais de cursos d’água. O projeto é de autoria do deputado Rogério Peninha Mendonça e foi aprovado na forma do parecer do relator, deputado Darci de Matos, ambos catarinenses.

O PL ainda altera a Lei do Parcelamento do Solo Urbano (Lei 6.766/79) e permite a regularização de edificações em APPs, desde que tenham ocorrido até o dia 28 de abril de 2021 e que cumpram medida de compensação ambiental a serem definidas pelos órgãos ambientais.

“A aprovação do projeto traz mais segurança jurídica a diversos setores empresariais, visto que permite aos municípios legislar de acordo com a realidade local, baseado em estudos técnicos, e disciplinar a regra para as áreas de preservação permanente no meio urbano”, avalia o vice-presidente da Fecomércio SC, Emílio Rossmark Schramm.  A entidade também atuou em outro PL com o mesmo tema, de autoria do senador Jorginho Mello.

Câmara aprova PL sobre APP em área urbana; projeto do mesmo teor tramita no Senado

Fecomércio SC apoia aprovação de PL sobre APP em área urbana

Consultor da Fecomércio SC debate sobre APPs em áreas urbanas em live do Secovi Florianópolis-Tubarão

COFEM defende reconhecimento às áreas consolidadas