PESQUISA

Catarinenses estão indecisos com presentes e comemorações no Dia dos Namorados

Atualizado em 08 junho, 2020

O cenário de incertezas por conta da pandemia deve impactar no Dia dos Namorados em 2020. As roupas (33,2%) e perfume/cosmético (18,4%) continuam liderando a lista de presentes, mas neste ano o percentual de consumidores que informaram não saber o que seria comprado ou não responderam quase triplicou, atingindo 14,3%, segundo a Pesquisa de Intenção de Compras – Dia dos Namorados 2020, realizada pela Fecomércio SC.

Leia a pesquisa completa

Sete a cada dez consumidores afirmaram que não devem comemorar a data fora de casa. Um dos principais destinos dos casais, os restaurantes registraram queda de quase 30 pontos percentuais. Apenas 12,2% dos entrevistados devem almoçar ou jantar fora, atrás até mesmo daqueles que não sabem ou não responderam suas intenções de passeio (13,7%).

O comércio de rua (53,8%), os shoppings (23,0%) e a internet (14,5%) serão os principais locais de compra. Independente do canal de venda, o atendimento (25,6%) será determinante, à frente do preço (23,3%) e da qualidade do produto (22,8%).

A expectativa de gasto médio dos consumidores catarinenses é de R$ 138,47 (valor corrigido). Quase a metade pretende pagar à vista em dinheiro (45,3%), seguido pelo débito à vista (24,4%). Este comportamento também pode indicar a intenção de evitar o endividamento futuro com compras parceladas.

A pesquisa foi realizada com 1.126 pessoas, entre os dias 18 e 30 de maio, nas cidades de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Joinville e Lages.

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior