Comitiva da Fecomércio SC avalia o planejamento urbano em Dubai

Atualizado em 12 junho, 2020

A comitiva da Missão Empresarial Dubai/China da Fecomércio SC chegou, no último sábado (25), a Dubai, onde ficará até esta segunda (27), quando parte para Shangai. Em Dubai, a comitiva pôde conhecer a infraestrutura do emirado situado em meio ao deserto, além de visitar a Zona Franca de Jafza, que fica em torno do porto de Jabel Al, um dos maiores do mundo.

Uma das primeiras impressões sobre a região de Dubai fica por conta dos relatos do vice-presidente da Grande Florianópolis, Marcelo Brognoli, e do vice-presidente de Habitação, Sérgio Luiz dos Santos. Os dois representantes da Fecomércio SC ressaltaram as soluções encontradas por Dubai para transformar o mercado imobiliário em uma das maiores fontes de receita, junto com comércio, turismo e serviços.

“Um aspecto muito interessante e positivo para o mercado é que o Estado é sócio dos empreendimentos. Isso traz confiança ao investidor, que ainda tem a isenção de vários impostos. Além disso, Dubai investe em dados concretos, obtidos por meio de pesquisas do setor, algo semelhante ao que a Fecomércio tem buscado, com suas pesquisas do mercado imobiliário”, destaca Brognoli.

Para o VP de Habitação, outro item a ser analisado pela comitiva é o planejamento urbano da região. “O planejamento e a mobilidade da região são dignos de exemplo para nossos administradores públicos. Precisamos evitar o adensamento dos grandes centros, que já estão insustentáveis, e investir em novos bairros. Em Dubai, com a estrutura eficiente de transporte público, é possível morar em um bairro distante do centro, com mais qualidade de vida, e fazer o trajeto em pouco tempo”, avalia o VP.

A comitiva visitará Dubai e China até o dia 4 de novembro e participará da Canton Fair, a maior feira mundial de exportação e importação, em Guangzhou (Cantão), que acontece entre os dias 1º, 2 e 3 de novembro. Participam da Missão Empresarial da Fecomércio SC o diretor-executivo Marcos Arzua, os vice-presidentes da Fecomércio da Região Oeste, Francisco Crestani; da Grande Florianópolis, Marcelo Brognoli; de Varejo, Sandro Moretti; de Habitação, Sergio Luiz dos Santos; o presidente da Câmara Empresarial do Comércio Atacadista da Fecomércio SC, Telmo Sandro Poli; a coordenadora das Câmaras Empresariais da Fecomércio SC, Marília Haffermann; o diretor editorial da Adjori-SC, Luiz Fernando Bond; e a empresária do setor de comunicação, Luciana Rivoli.

Leia também

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior

ECONOMIA 18 abril, 2024

Indicadores internacionais positivos no Turismo de SC em 2024

ECONOMIA 16 abril, 2024

Taxa de endividamento das famílias catarinenses cai em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 16 abril, 2024

Sistema Fecomércio Sesc Senac oficializa compra da Sociedade Canarinho, em Gaspar