MERCADO

Confira a retrospectiva 2018 e a expectativa 2019 da Fecomércio SC

Atualizado em 27 maio, 2019

O ano em que a Federação completou sete décadas foi marcado por forte articulação política e legislativa, ações sistemáticas para potencializar o turismo e agenda internacional, além de desafios políticos e econômicos.

Principais ações em 2018:

– Posição firme diante do possível aumento da carga tributária com a MP 220, que desonerava a indústria, mas repassava os custos para o comércio. A medida foi derrubada na Alesc e depois renegociada por decreto para recompor as perdas do setor atacadista.

Carta do Comércio SC– a Federação levantou com empresários os principais entraves para a competitividade em 2019. A infraestrutura e o sistema tributário receberam as piores avaliações e devem estar entre principais desafios do próximo governo estadual.

– Turismo: a entidade promoveu o ciclo de encontros Turismo em Movimento em 12 cidades para mapear os problemas e oportunidades nas regiões turísticas; realizou o Approach Mykonos, aproximando empresários gregos do trade turístico catarinense; lançou o Observatório da Gastronomia, que compilará indicadores, produção acadêmica e dados do setor.

– Relações bilaterais: promoveu rodadas de  negócios com Argentina, República Tcheca e Grécia. Entre as missões empresariais, participou da Missão NY, Panamá, Dinamarca, República Tcheca e Alemanha.

Reforma Trabalhista: ao longo de 2018 foram realizados diversos eventos, conduzidos por especialistas em direito trabalhista e autoridades no assunto, para orientar o setor representado pela Federação sobre as mudanças nas relações de trabalho com a nova legislação.

Indicadores econômicos

– Comércio: O volume de vendas no varejo cresceu 9,1% em outubro, no acumulado em 12 meses (este foi o primeiro resultado abaixo de 10% após 12 meses consecutivos), segundo Pesquisa Mensal do Comércio (PMC). A receita (11,4%) segue na mesma rota. São 13 meses consecutivos acima dos 10%. O setor manterá a tendência de recuperação em 2019, na medida em que a renda voltar a subir e o desemprego reduzir.

Veja como foi o desempenho do varejo no ano

– Serviços: O volume de Serviços registrou em outubro (1,3%) o melhor resultado desde 2015 em SC, no acumulado de 12 meses. O setor está com resultado negativo (-0,2%) no Brasil desde maio de 2015, porém, os dados sinalizam para a desaceleração da queda. Os serviços demoram mais para se recuperar já os maiores demandantes do setor são o Governo e a indústria, que só recentemente começou a apresentar bons resultados.

 Leia mais sobre o setor

– O desemprego em SC chegou a 6,2%, mesmo patamar dos anos anteriores (2017: 6,3 % e 2016: 6,2%). O saldo líquido de vagas no Estado quase dobrou de 2017 para 2018. O comércio abriu 6.669 de janeiro a novembro (de janeiro a dezembro de 2017 foram 4.708 vagas) e o setor de serviços respondeu por 30.756, o dobro de 2017(14.784).

Confira os índices do emprego

– O estado ficou em 2ª lugar na abertura de lojas no primeiro semestre de 2018, com saldo de 852 novos estabelecimentos. Em 2017 foi o único Estado a fechar o ano com resultados positivos.

–  A temporada 2018/2019 promete movimentar a economia em SC. Com a retomada da confiança, mais vagas de emprego e aumento no poder de compra, os brasileiros devem vir em peso para o Litoral de SC.

Expectativa para 2019

É a combinação de distribuição de renda mais equitativa, menor índice de desemprego e diversificação econômica que segurou Santa Catarina durante os anos mais duros de recessão. Para o presidente da Federação, Bruno Breithaupt, embora o Estado tenha muitos indicadores acima das médias nacionais, o cenário daqui não descola do brasileiro.

“A retomada mais consistente depende da aprovação de reformas que impactam na redução dos juros, como a da Previdência, e geram emprego e renda, como a Tributária, que acabou de ser aprovada na Câmara” aponta.

Para a entidade, a Tributária é indispensável para a retomada do crescimento econômico, visto que a maneira como se arrecada impostos no Brasil é burocrática e onerosa, além de induzir a perda de competitividade, e a reforma da Previdência deve ser o principal elemento de contenção do crescimento do desequilíbrio das contas públicas, já que o Regime Geral atingiu em 2017 um déficit de R$ 270 bilhões.

BLOG: O que esperar do futuro ministro da Economia

“Em Santa Catarina, o novo governador também precisará de eficiência. A dívida pública ultrapassa os R$ 19 bilhões, que corresponde a quase 90% da arrecadação no Estado”, finaliza.

Leia outras opiniões no Fala, presidente! 

 

Leia também

ECONOMIA 16 abril, 2024

Taxa de endividamento das famílias catarinenses cai em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 16 abril, 2024

Sistema Fecomércio Sesc Senac oficializa compra da Sociedade Canarinho, em Gaspar

ECONOMIA 13 abril, 2024

Vendas no varejo restrito cresceu 1,7% em fevereiro

ECONOMIA 11 abril, 2024

Consumidor avalia positivamente o comércio durante a Páscoa deste ano, revela relatório