ECONOMIA

Consumidores deixam presente do Dia das Mães para última hora em SC

Atualizado em 03 maio, 2021

A procura por presentes para o Dia das Mães movimenta as lojas em Santa Catarina – a data é a segunda mais importante para o comércio depois do Natal. Conforme a pesquisa de intenção de compras realizada pela Fecomércio SC, a maioria dos consumidores costuma deixar a escolha para a última hora: 71,2% devem realizar a compra nesta semana, sendo que 23,4% indicam que será na véspera e 2,8% no dia.

> Leia a pesquisa na íntegra

O gasto médio neste ano deve ser de R$ 162,54. Descontando a inflação acumulada dos últimos 12 meses, o valor é 11,5% maior que em 2020. A alta pode estar relacionada ao cenário de medidas mais restritivas neste mesmo período no ano passado.

A pesquisa aponta que as redes sociais (33,4%) influenciam mais na escolha do local de compra do que as vitrines (25,1%) e anúncios na TV (11,2%). Pelo menos a metade (50,59%) pretende escolher os itens no comércio de rua, porém, a participação caiu 11,1 p.p diante de 2020. Já a intenção de compras pela internet cresce ano a ano: 3,8% em 2019, 12% em 2020 e 19,32% em 2021.

Os dados foram apurados com 1126 pessoas, entre os dias 31 de março e 13 de abril, nas cidades de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages e Itajaí.

Leia também

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior

ECONOMIA 18 abril, 2024

Indicadores internacionais positivos no Turismo de SC em 2024

ECONOMIA 16 abril, 2024

Taxa de endividamento das famílias catarinenses cai em abril, aponta pesquisa