ECONOMIA

Derrubada de veto do governador será passo importante pela justiça tributária, aponta Fecomércio SC

Atualizado em 27 junho, 2022

Justiça Trabalhista

O veto do governador Carlos Moisés ao Projeto de Lei Complementar 0008.4/2020, que propõe alterações na legislação para que as deliberações empatadas no Tribunal Administrativo Tributário (TAT) sejam decididas em favor do contribuinte, é considerado um equívoco pela Fecomércio SC e deve ser corrigido pelos parlamentares na apreciação em plenário.

O projeto de autoria do deputado estadual Milton Hobus (PSD) havia sido aprovado por unanimidade pela Alesc em 25.05, com apoio das entidades empresariais. Conforme a Fecomércio SC, que tem assento no TAT, a derrubada do veto será um passo importante pela justiça tributária, uma vez que o PLC garantirá um tratamento mais equilibrado dos litígios administrativo-tributários, em conformidade com a legislação nacional.

Considerando que a Constituição Federal tem por principio a proteção ao contribuinte, é imperativo afirmar que o empate nas discussões de questões tributárias deve ser resolvido em favor dele, não do Fisco.

O fim do voto de minerva no âmbito do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF) foi aprovado por unanimidade no Congresso Nacional por meio da Lei nº 13.988/20 e já vem apresentando bons resultados no âmbito federal. Embora tenha sido objeto de três ADIs no Supremo Tribunal Federal (STF), a alteração legislativa deve ser mantida e já conta com votos favoráveis de cinco ministros.

Leia mais:

Fecomércio SC apoia proposta de extinção do voto de desempate no TAT

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior