MERCADO

Dia da Família na Escola traz dicas para cultivo de hortas domésticas

Atualizado em 14 abril, 2021

Com o objetivo de incentivar uma vida mais saudável, o Dia da Família na Escola (celebrado por meio de lei estadual sempre em abril) terá como tema este ano “Uma horta em cada canto”. O assunto será abordado em evento online e gratuito neste sábado (17), a partir das 10h, no YouTube da Secretaria de Estado da Educação.

O Dia da Família na Escola foi instituído por lei em 2016, atendendo pleito do Movimento Santa Catarina pela Educação, conduzido pelas Federações da indústria (FIESC), comércio e serviços (Fecomércio SC), transporte (Fetrancesc) e agricultura (FAESC), além da Secretaria de Estado da Educação e da Undime/SC.

Clique aqui para acessar o evento

A pandemia declarada há mais de um ano mudou a forma de consumo da sociedade, que passou a adotar novos hábitos, aumentando o isolamento para reduzir o contágio por conta do coronavírus. O encontro vai ensinar a construir uma horta doméstica, seja em casa ou em apartamento (vertical), os cuidados iniciais e rotineiros no cultivo de hortaliças e plantas medicinais, além de dicas de como produzir adubo orgânico para o controle de pragas e doenças. A conversa será conduzida por profissionais do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Secretaria do Estado da Educação. Também será possível conhecer a experiência da Escola de Educação Básica Vinte e Cinco de Maio, de Fraiburgo, com hortas escolares.

A presença da família na vida escolar dos alunos deve ser constante no desenvolvimento de atividades cotidianas, no espaço para o diálogo e na busca de propostas e soluções para o bem-estar da vida escolar.

Movimento em novo ciclo

Em seu novo ciclo, o Movimento SC pela Educação foca na recolocação de profissionais qualificados no mercado de trabalho, e está vinculado ao programa Travessia, que orienta a reinvenção da economia para transformar SC referência em desenvolvimento sustentável. Uma plataforma online oferece uma série de cursos gratuitos, cadastro de currículos e acesso às melhores vagas anunciadas pelo setor produtivo. A iniciativa tem parcerias educacionais do SEBRAE/SC, Instituto Ayrton Senna, Junior Achievement, Google, Sistema Ailos, SENAI/SC, SENAC/SC e Sest/Senat.

Acesse e conheça 

Além de promover a capacitação gratuita de profissionais, o site acelera o acesso ao emprego, ampliando a renda do catarinense. Oferece ainda uma série de cursos gratuitos e 100% a distância, recomendados por instituições parceiras. Também é possível conferir as vagas disponíveis em todo o estado na indústria, comércio, serviços e turismo, transporte e logística e agricultura.

Leia também

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior

ECONOMIA 18 abril, 2024

Indicadores internacionais positivos no Turismo de SC em 2024

ECONOMIA 16 abril, 2024

Taxa de endividamento das famílias catarinenses cai em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 16 abril, 2024

Sistema Fecomércio Sesc Senac oficializa compra da Sociedade Canarinho, em Gaspar