PESQUISA

Dia das Mães deve ser termômetro do comportamento de consumo em SC

Atualizado em 07 maio, 2020

O Dia das Mães deste ano deve ser atípico em Santa Catarina.  Tradicionalmente, a data é a segunda mais forte para a economia depois do Natal, mas, com as mudanças no comportamento de consumo devido a pandemia o gasto médio tende a ser o menor dos últimos três anos. Conforme a pesquisa de intenção de compras realizada pela Fecomércio SC, os catarinenses pretendem desembolsar R$ 137,41 com presentes, valor inferior aos anos anteriores: R$ 168,43 (2019), R$ 164,81(2018) e R$165,77 (2017).

Confira a pesquisa completa

Os dados apontam praticamente uma inversão do cenário relatado em 2019. Quase a metade (48,8%) declarou estar em situação financeira pior na comparação com o ano passado, 31% igual e 20% melhor.

Segundo o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, os resultados refletem o atual momento de distanciamento social e de incertezas em relação ao emprego e renda.

“O Dia das Mães deste ano deve ter uma mudança significativa de comportamento. A pesquisa apontou um crescimento considerável na intenção de compras pela internet – em redes sociais ou e-commerce- e com revendedores de porta em porta. Como a data é um termômetro para o comércio, o crescimento de diferentes canais de venda pode apontar novos caminhos para os estabelecimentos mais tradicionais. A pandemia fez todos os empresários reavaliarem suas operações”, avalia Breithaupt.

Os encontros e as refeições fora de casa também devem ser adiados este ano. Um número expressivo (58,5%) não fará comemoração especial, 16,7% pretendem almoçar com familiares e 16,1% em casa.

 

Leia também

ECONOMIA 28 março, 2024

Setor de serviços catarinense inicia o ano com resultados positivos

ECONOMIA 25 março, 2024

Vendas no varejo catarinense caem 1,0% em janeiro

INSTITUCIONAL 25 março, 2024

Sindilojas promove primeira sessão de negócios do ano em parceria com entidades locais

INSTITUCIONAL 20 março, 2024

Fecomércio SC e Inovativos lançam e-book para impulsionar negócios com inteligência artificial generativa