PESQUISA

Dia das Mães foi de caixa mais magro este ano em SC

Atualizado em 12 agosto, 2019

O Dia das Mães deste ano aqueceu a economia catarinense, porém o faturamento ficou aquém do esperado pelos empresários. De acordo com a pesquisa de resultado de vendas realizada pela Fecomércio SC, o ticket médio foi de R$ 224,43, pouco maior (1,4%) do que o ano passado. As cidades de Lages (R$329,13) e Florianópolis (R$276,92) registraram os dois maiores valores, em contraponto a Itajaí (R$104,63) e Blumenau (R$168,58).

Leia a pesquisa na íntegra

A queda no volume de vendas pode explicar a percepção negativa do faturamento (-6,3%) na comparação com 2018. Apenas em Chapecó a variação ficou no positivo (5,5%). Já em relação aos meses comuns do ano a alta foi de 9,2%, ressaltando a importância da data para o setor.

De acordo com o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, a menor predisposição do consumidor em fazer dívidas e a falta de confiança na economia podem ter freado as vendas este ano: “Os próprios empresários estavam mais cautelosos na data e contrataram menos temporários (11,9%) do que o ano passado (19,4%)”.

A forma de pagamento dos presentes foi equilibrada nas lojas: 49,7% parcelaram, no cartão de crédito (40,6%) ou crediário (9,1%), e 48,8% pagou à vista, somando crédito (21,7%), débito (18,7%) e dinheiro (8,4%).

A pesquisa de resultado de vendas de Dia das Mães foi realizada com 438 empresas do comércio de Santa Catarina, divididas nas cidades de Lages, Chapecó, Blumenau, Joinville, Criciúma, Itajaí e Florianópolis, durante os dias 14 e 17 de maio.

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior