Dirigentes da Fecomércio reúnem-se na Exposuper, em Joinville

Atualizado em 24 junho, 2010

A última reunião do Conselho da Fecomércio – gestão 2007 a 2010 – aconteceu em Joinville, nesta quinta-feira, dia 24, durante a Feira de Produtos e Serviços para Supermercados e Convenção Catarinense de Supermercadista (Exposuper).
O palestrante convidado, o superintendente Regional do Trabalho e Emprego, Carlos Arthur Barboza, traçou um panorama do trabalho e emprego em Santa Catarina. Segundo ele, o País está batendo recorde na geração de empregos. “Chegaremos ao final de 2010 com mais de 2 milhões de novos postos de trabalho”, estima Barboza.
De acordo com a projeção do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), até o fim de 2010, serão mais de 42 milhões de trabalhadores com carteira assinada no Brasil. Em Santa Catarina, só no mês de maio, foram gerados 5 mil novos empregos. Desde 2008, completou Barboza, foram gerados mais de 100 mil novos postos de trabalho.
O vice-presidente da Fecomércio, Célio Spagnoli, recordou as discussões em torno do Salário Mínimo Regional, proposta sancionada pelo governo do Estado, e que vem dificultando as negociações entre os sindicatos laboral e patronal. O vice-presidente da Fecomércio do setor supermercadista, Francisco Crestani, exemplificou as dificuldades enfrentadas pelo sindicato na negociação coletiva.
O diretor executivo da Fecomércio, Marcos Arzua, reafirmou a posição da diretoria da Fecomércio sobre o regime de Substituição Tributária. “O sistema tributário é complexo e reflete em todos os segmentos da cadeia produtiva. Não representamos somente às empresas do Simples Nacional, mas o setor do comércio de bens, serviços e turismo. Todas as tratativas com a Secretaria da Fazenda têm sido exitosas. Foram feitas inúmeras reuniões com a Fazenda estadual e temos tido avanço nas negociações”, afirmou.
Arzua disse que o projeto de Educação Fiscal – realizado pela Fecomércio nos municípios catarinenses com palestras gratuitas sobre a substituição tributária e o PAF-ECF – foram assistidas por mais de 2 mil pessoas, entre empresários e contadores. O diretor executivo da Fecomércio também comunicou que a Secretaria da Fazenda encomendou uma pesquisa sobre o valor das Margens de Valor Agregado (MVA) praticado nos colchões, que poderá ser extensivo a outros setores do comércio.
Ainda na reunião, foram homenageados presidentes de sindicatos patronais filiados à Fecomércio e que integraram o conselho da entidade. Além dos conselheiros, participaram da reunião a senhora Waldiria Belz Pacheco, que recebeu a homenagem póstuma à gestão de Antônio Edmundo Pacheco, ex-presidente do Sistema Fecomércio; o diretor regional do Senac, Rudney Raulino; diretor regional do SESC, Roberto Anastácio Martins; o empresário e presidente da Câmara de Material de Construção da Fecomércio, Roberto Breithaupt; e o empresário Cláudio Salfer, que na gestão 2010-2014 assume a vice-presidência da Fecomércio para assuntos do Varejo.