INSTITUCIONAL

Embaixador do Brasil no Panamá recebe delegação catarinense

Atualizado em 08 janeiro, 2024

Em solo panamenho desde domingo, a delegação formada por 22 gestores catarinenses visitou o Canal do Panamá e foi recepcionada pelo embaixador Flavio Helmold Macieira no primeiro dia da Missão realizada pela Fecomércio SC, na segunda-feira (26). O grupo fica até esta sexta-feira (2) na América Central para tour de negócios na Zona Livre de Cólon, a maior zona franca das Américas, e participação na 35ª Expocomer, considera uma vitrine para quem quer importar ou exportar a preços competitivos.

O objetivo da comitiva é prospectar novos negócios, fortalecer network e acompanhar as tendências de mercado. “Estamos contentes com a construção, degrau por degrau, de uma maior cooperação entre os países. Aproveitamos para oficializar nosso convite para que a Embaixada visite Santa Catarina e tenha contato com toda a nossa diversidade regional. O Panamá é a China atual e do futuro para novos negócios”, pontuou o vice-presidente da Fecomércio SC, Célio Spagnoli.

A combinação de diferentes fatores- mix de produtos diversificados, economia dolarizada e a facilidade de escoamento de mercadorias- faz do Panamá um dos destinos mais cobiçados pelos empresários dos setores atacadista, varejista, têxtil, construção, tecnologia e serviço.

“Nos anos 1970, o empresário brasileiro viajava para o exterior com o objetivo de mostrar seus produtos e a capacidade brasileira de importar, transformar e comercializar. Porém, isso se perdeu nos últimos anos, o que reforça o valor dessa delegação da Fecomércio SC que está no Panamá para prospectar negócios”, afirma o diplomata.

Além dos incentivos fiscais oferecidos no país, que tornam o processo de importação mais vantajoso, é possível comprar mercadorias em quantidades pequenas, atendendo especialmente as necessidades das PMEs.

Roteiro

Nesta terça-feira (27) o grupo estará na Zona Livre de Cólon para sondar novos fornecedores – são mais de três mil atacadistas – e conhecer o ambiente de negócios do maior entreposto comercial livre de impostos.

A educação também faz parte do roteiro de parte da delegação. Os representantes do Sesc SC vão aproveitar a oportunidade para visitar a Universidade do Panamá e a Escola República Federativa do Brasil.

Nos dias 28 e 01, o roteiro será na maior feira multissetorial da América Central, a Expocomer, que reúne 650 expositores de 37 países nesta edição. Em uma área de 14 mil m² disponibiliza uma grande variedade de produtos dos setores industriais, comerciais e de serviços da América, Ásia, Europa e Caribe.

Leia também

ECONOMIA 28 março, 2024

Setor de serviços catarinense inicia o ano com resultados positivos

ECONOMIA 25 março, 2024

Vendas no varejo catarinense caem 1,0% em janeiro

INSTITUCIONAL 25 março, 2024

Sindilojas promove primeira sessão de negócios do ano em parceria com entidades locais

INSTITUCIONAL 20 março, 2024

Fecomércio SC e Inovativos lançam e-book para impulsionar negócios com inteligência artificial generativa